Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KQQN7
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dc.contributor.advisor1Rita Lages Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee1Melissa Etelvina Oliveira Rochapt_BR
dc.creatorGilmar Pereira Batistapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T09:11:39Z-
dc.date.available2019-08-14T09:11:39Z-
dc.date.issued2013-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KQQN7-
dc.description.abstractIn this work , we developed a research on the teaching of african - Brazilian visual art from the sculptural art of Mestre Didi , a Bahian artist- priest who produced works with a strong influence of religion in the African - matrix Candomblé . Considering the Law 10.639/2003 who decides on the compulsory teaching of Afro - Brazilian History and Culture in schools , this paper seeks to provide subsidy to the teacher to introduce the subject as well as a didactic sequence for the development of a research and production by the student . In addition , there is a discussion about the situation of the teaching of african - Brazilian art currently in school and what is " african - Brazilian art " as well as a presentation of the Master Didi , artist chosen to initiate this type of discipline as well as his work . This work was developed with the overall goal of knowing the visual culture of african - Brazilian culture and its potential so that we can build educational allowance for classes in visual arts with the main artist Mestre Didi .pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, desenvolveu-se uma pesquisa sobre o ensino de arte visual afro-brasileira a partir da arte escultórica de Mestre Didi, um artista-sacerdote baiano que produziu obras com forte influência da religião de matriz africana- o Candomblé. Levando em consideração a Lei 10.639/2003, que delibera sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileiras nas escolas, o presente trabalho procura oferecer ao professor um subsídio para a introdução do assunto, bem como uma sequência didática para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa e produção por parte do aluno. Além disso, há uma discussão sobre a situação do ensino de arte afro-brasileira atualmente na escola e sobre o que seja arte afro-brasileira, bem como uma apresentação do Mestre Didi, artista escolhido para iniciar esse tipo de disciplina, bem como a sua obra. Este trabalho desenvolveu-se com o objetivo geral de se conhecer a cultura visual da cultura afro-brasileira e a sua potencialidade para que se possa construir subsídio didático para aulas de artes visuais tendo como artista principal Mestre Didi.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte visualpt_BR
dc.subjectMestre Didipt_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.subjectEnsino de arte Visual afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleEnsino de Artes Visuais com foco na cultura visual da arte afro-brasileira a partir da arte de Mestre Didipt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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