Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCP
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jussara Vitoria de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amir Brito Cadôr | pt_BR |
dc.creator | Simone Aparecida Sousa Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T02:52:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T02:52:08Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCP | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste num relato de experiências, vivenciadas, desenvolvidas e observadas numa turma de 4º ano da escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira da cidade de Ibiá. Essa pesquisa surgiu através de inquietações pessoais e profissionais acerca do ensino de artes nos anos iniciais da educação fundamental. Após analisar o comportamento dos professores e alunos dos anos iniciais do fundamental perante a disciplina de arte foi possível constatar a insegurança e ao mesmo tempo as potencialidades de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Também foi possível verificar a postura comodista que muitas vezes assumimos perante o ensino, falta o desejo de querer inovar e modificar o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental de nossas escolas públicas. Com tudo o professor necessita sim de empatia e criatividade, mas também necessita de parceiros, de cursos, materiais e de liberdade para ensinar. Pois ainda hoje em alguns casos a aula de arte e vista como aquela aula que vai enfeitar a escola, descansar os alunos para as demais disciplinas ou simplesmente passar o tempo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | atualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | arte | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.title | Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
simone___mono_pronta2.pdf | 6.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.