Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSQUE
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Luiza Dias Vianapt_BR
dc.contributor.referee1Sara Moreno Rochapt_BR
dc.creatorDebora Gontijo Queiroz da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T01:16:54Z-
dc.date.available2019-08-13T01:16:54Z-
dc.date.issued2014-03-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSQUE-
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito de investigar, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Sabará/MG, o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais numa abordagem relacionada à educação patrimonial. Neste nível escolar, o ensino-aprendizagem de artes, quando ocorre, está dissociado do patrimônio histórico, cultural e natural que cerca os alunos. Para realização dos objetivos do estudo, lancei mão da Proposta Triangular do Ensino da Arte, que propõe que este seja elaborado a partir das três ações básicas: ler obras de arte, fazer arte, e contextualizar. Aliado a esta proposta, trabalhei também com o olhar dos alunos em relação ao espaço que utilizam, modificam e interagem, entendendo isso como opressuposto para a identificação, proteção e promoção do patrimônio que os rodeiam. Para tanto, utilizei a antiga Estação Ferroviária de General Carneiro, desativada há anos, e depois demolida, como o objeto de nosso trabalho neste estudo. A construção dos dados para análise fez-se a partir dos registros em caderno de campo, da produção escrita dos alunos, dos desenhos feitos pelos alunos, e das entrevistas que os alunos fizeram com os seus familiares e vizinhos. Os dados analisados indiciam que o processo de ensinoaprendizagem em artes visuais, numa abordagem relacionada à educação patrimonial, pode propiciar ricas experiências de aprendizagem, tanto para a formação dos educandos, quanto para a formação dos docentes-investigadores envolvidos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.otherPatrimônio históricopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titlePatrimônio de Sabará: uma experiência com o ensino de arte e a cultura localpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ultima_vers_o_monografia_24_03.pdf4.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.