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Type: Monografias de Especialização
Title: Estratégias de ensino-aprendizagem na educação profissional indígena: proposta de intervenção no processo formativo do agente comunitário indígena de saúde madija
Authors: Adrina Nascimento das Neves
First Advisor: Anna Lucia Leandro de Abreu
First Referee: Valda da Penha Caldeira
Abstract: Este trabalho de Conclusão de Curso é uma reflexão acerca da Educação Profissional na Área da Saúde, no Contexto Intercultural, de forma diferenciada e bilíngue, realizada a partir da execução da primeira etapa formativa do Curso de Qualificação para Agente Comunitário Indígena de Saúde (ACIS) ofertada pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha ETSUS/Acre. Deste trabalho resultou uma proposta de intervenção com o objetivo de criar estratégia que possibilitem a formação do Agente Comunitário Indígena de Saúde (ACIS) Madija.Surgiu da necessidade de formação dos profissionais indígenas que atuam de maneira empírica nas aldeias tem crescido ao longo dos anos, tanto para a garantia de Atenção Primária à Saúde nas comunidades, quanto para a busca de subsídios que contribuam para uma melhor comunicação entre essa população, o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS) e o Sistema Único de Saúde (SUS). As sociedades indígenas sofreram influências e transformaçõesbem significativas após o contato com o não indígena, modificando ao longo dos tempos a sociedade, a cultura, a linguagem e o xamanismo, práticas repassadas por seus antepassados durante milhares de gerações. Contudo, o povo Madija, conservou suas crenças e valores culturais após esse contato, isolando-se no inicio da chegada dos colonizadores na região do estado do Acre. O isolamento possibilitou a preservação da cultura Madija, no entanto, dificultou a inclusão destes no desenvolvimento da sociedade contemporânea, principalmentena área educativa, sendo exigido pela sociedade nacional saberes específicos no processo de inclusão social, gerando conflitos que ultrapassam as fronteiras dos idiomas e se deparam na visão de mundos diferentes, ocidental e tradicional. Este trabalho foi desenvolvido como proposta de intervenção para ser utilizada nos próximos Eixos do curso ACIS, respeitando as especificidades e peculiaridades dessa cultura, relativizando as crenças e os valores tradicionais, principalmente no que se refere à concepção social do processo saúde doença.
Abstract: This Labor Completion of course is a reflection on the Professional Education in Healthcare in Context Intercultural and bilingual differently, made from the implementation of the first stage of formation of the Training Course for Indigenous Community Health Agent (ACIS) offered by the School Health Technical Maria Moreira da Rocha - ETSUS / Acre. This work resulted in a proposal for intervention in order to create a training strategy to enable the ACIS Madija. The need for training of Indian professionals who work empirically in the villages has grown over the years, both for ensuring primary health care in communities, and for the pursuit of subsidies that contribute to better communication between this population, subsystem Indigenous Healthcare (SASISUS) and the Unified Health System (SUS). Indigenous societies were influenced and very significant changes after contact with non-indigenous, changing over time society, culture, language and shamanism practices passed on by their ancestors for thousands of generations. However, the people Madija,retained their cultural beliefs and values after this contact, isolating themselves at the beginning of the arrival of settlers in the region of Acre. The isolation allowed the preservation of culture Madija, however, hindered the inclusion of the development of contemporary society, especially in the educational field and is required by the national society specific knowledge in the process of social inclusion, generating conflicts that transcend the boundaries of language and face in the vision of different worlds, Western and traditional. This work was developed as an intervention measure that may be used within the course Axles ACIS, respecting the specificities and peculiarities of this culture therebyquestioning the beliefs and traditional values, especially with regard to the social conception of the health condition.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KTQM4
Issue Date: 7-Oct-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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