Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2LYA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A prática da pintura na educação infantil
Autor(es): Pamella dos Santos Batista
Primeiro Orientador: Natalia Martins Carneiro
Primeiro membro da banca : Gabriela Maria Garzon
Resumo: Considerando que as Artes Visuais é elemento indissociável da cultura e da sociedade e, assim, encontra-se muito presente na vida das pessoas. A escola, instituição social, deve atentar-se para a arte como meio de aprendizagem e área de conhecimento. A proposta desse trabalho é responder a seguinte questão-problema: Qual a contribuição da arte para o ensino na Educação Infantil? Assim, esse trabalho tem por objetivo pesquisar o papel que a arte desempenha na educação infantil; e averiguar se a arte pode contribuir para um aprendizado menos pautado na construção de conhecimentos e que considere a expressão e a autonomia do aluno nesse nível de ensino. A metodologia desse trabalho consiste no estudo da pintura, por ser um conteúdo muito presente nas propostas pedagógicas da Educação Infantil, por despertar e expressar sentimentos, sentidos, imaginação e criação. Ao final é possível concluir que a arte é elemento de suma importância para o processo de educação de crianças de 0 a 5 anos, pois, permite a construção de conhecimentos embasados na sensibilidade, na criatividade e na expressividade, colaborando para a formação integral e indica um caminho de superação do aprendizado baseado na codificação e cópia de informações.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2LYA
Data do documento: 15-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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