Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2M8Z
Type: Monografias de Especialização
Title: O desenho na Escola Municipal de Jurubeba do 3º ano de escolaridade
Authors: Rejane Martins Costa
First Advisor: Kleumanery de Melo Barboza
First Referee: Conceicao Linda de Franca
Abstract: A presente pesquisa teve como tema o uso do desenho pela Escola Municipal de Jurubeba, localizada na zona rural do município de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, no 3º ano de escolaridade, composta por 7 (sete) alunos. Este estudo visou refletir sobre as contribuições do desenho tanto para o desenvolvimento gráfico, quanto para a totalidade da aprendizagem da criança. Objetivou-se analisar o ensino do desenho como forma de comunicação e expressão humana, e como conteúdo a ser ministrado nas escolas com boas propostas ao desenvolvimento dessa linguagem. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como IAVELBERG (2008), CELESTE (1998), PILLAR (2012), dentre outros, além de pesquisa de campo observatória em uma instituição de ensino, acerca do desenvolvimento da linguagem por meio do desenho. Concluiu-se que apesar de todas as mudanças que ocorreram no ensino da arte, envolvendo todo um processo histórico e político, corroborado pela LDBN (Lei n. 9.394/96), pelo Parâmetro Curricular Nacional (PCN), e baseando-se na Abordagem Triangular de Ana Mãe Barbosa, pode-se verificar a necessidade em discutir e investigar a realidade de se fazer arte na escola o ensino do desenho nas séries iniciais, que pode auxiliar no processo de comunicação dos alunos.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2M8Z
Issue Date: 14-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_rejane_martins_costa_2014.pdf672.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.