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dc.contributor.advisor1Isabela Silva Cancio Vellosopt_BR
dc.contributor.referee1Selme Silqueira de Matospt_BR
dc.creatorJuliana Cristina Diniz Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T22:00:23Z-
dc.date.available2019-08-14T22:00:23Z-
dc.date.issued2014-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5ND3-
dc.description.abstractMalnutrition still remains one of the most common cause of morbidity and mortality worldwide . In Brazil, although the prevalence of childhood malnutrition has decreased in the recent decades, the percentage of deaths from severe malnutrition in hospitals, remains around 20 % , much higher than recommended by the World Health Organization ( WHO ) figures. The health sector can contribute to nutrition education inshort and medium term to an effective reduction in the number of nutritional deficiencies . For this, it uses many efficienty tools , such as dialogue, encouraging effective communication , which is essential for education and human relations . This study aims to determine how the actions of health promotion and education can be carried out , in order to minimize the damage caused by malnutrition . The methodology used for this study was a literature review. Before this it was possible to verify that the man , whether literate or not , is able to capture the data of reality , to know this and transform his reality. Health professionals and the public must understand that health depends not only on the actions of care that are offered by service , but that prevention of any disease is a consequence of population education . Thus , health services shouldprovide communities , ways to benefit from the availability of educational information in order to provide a transformation of its health conception .pt_BR
dc.description.resumoA desnutrição ainda continua sendo uma das causas de morbidade e mortalidade mais comuns em todo o mundo. No Brasil, embora a prevalência da desnutrição na infância tenha caído nas últimas décadas, o percentual de óbitos por desnutrição grave em nível hospitalar, se mantém em torno de 20%, muito acima dos valores recomendados pelaOrganização Mundial de Saúde (OMS). O setor saúde pode contribuir com a educação nutricional a curto e médio prazos, para uma efetiva redução do quadro de deficiências nutricionais. Para isso, se utiliza de uma série de instrumentos de comprovada eficácia, como o diálogo, incentivando uma comunicação efetiva, que é essencial para a educação e para as relações humanas. O presente trabalho teve como objetivo verificar como as ações de promoção à saúde e educação em saúde podem ser realizadas, com o intuito de minimizar os danos causados pela desnutrição infantil. A metodologia utilizada para este estudo foi à revisão integrativa da literatura. Diante deste trabalhofoi possível verificar que o homem, independentemente de ser ou não alfabetizado, é capaz de captar os dados da realidade, para ser capaz de saber. Os profissionais de saúde e a população devem compreender que a saúde não depende apenas das ações do cuidado que são oferecidas pelos serviços, mas que a prevenção de qualquer enfermidade é uma consequência da educação da população. Desta forma, os serviços de saúde devem proporcionar às comunidades, meios de se beneficiarem com a disponibilidade das informações educativas, a fim de proporcionar uma transformação da sua concepção de saúde.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistênciapt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectNutrição em saúde públicapt_BR
dc.subjectDesnutrição infantilpt_BR
dc.subjectà saúdept_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleCrianças desnutridas em situação de vulnerabilidade social e as ações de educação nutricionalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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