Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L7LZR
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dc.contributor.advisor1Celia Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiropt_BR
dc.creatorAmanda Menezes do Espirito Santopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:57:15Z-
dc.date.available2019-08-10T07:57:15Z-
dc.date.issued2014-02-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L7LZR-
dc.description.abstractIn view of education are strategies for prevention of nosocomial infections, it is necessary to investigate how these actions have been performed by nurses in the control of nosocomial infections. Therefore, this work aims to seek, in Brazilian literature, studies that describe the actions taken by the nurse for infection control in the hospital environment. This is an integrative literature review which is one of the the research methods used in evidence-based practice. Educational activities performed by nurses, for the control of nosocomial infections, can be characterized by the education model adopted: continued and / or permanent through methods used to put them into practice, which are generally lectures, trainings, posters and partnerships with educationalinstitutions to undertake internships and vaccination campaigns. The action to educate and contribute to the free practice of contamination risk incumbent on all professionals working in the health field. There is a lack of systematization of these actions, the difficulty of professionals to know where and when the educational activities are performed . It is imperative that educational actions are indeed inserted into the routine of the institutions in order to become part of the collective tasks.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que as ações educativas são estratégias para prevenção de infecções hospitalares, faz-se necessário averiguar como estas ações têm sido desenvolvidas pelo enfermeiro no controle de infecções hospitalares. Assim, este trabalho tem por objetivo buscar, na literatura brasileira, estudos que descrevam as ações realizadas peloEnfermeiro para controlar as infecções no ambiente hospitalar. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, que é um dos métodos de pesquisa utilizados na prática baseada em evidência. As ações educativas realizadas pelos enfermeiros, para o controle das infecções hospitalares, podem ser caracterizadas pelo modelo de educação adotado, que pode ser continuada e/ou permanente, através de métodos utilizados para colocá-los em prática. Em geral são palestras, capacitações, cartazes e parcerias com instituições de ensino para realizar estágios e campanhas de vacinas. A ação de educar e colaborar para as práticas livres de risco de contaminação cabem a todos os profissionais que trabalham na área da saúde. Observa-se a falta de sistematização dessas ações e a dificuldade dos profissionais em saber onde e quando serão realizadas as ações educativas. É imperativo que as ações educativas sejam, de fato, inseridas na rotina das instituições, de modo que passe a fazer parte das atribuições do coletivo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfecção hospitalarpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectHospitais de ensinopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectControle de infecçõespt_BR
dc.subjectrecursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectCapacitação dept_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleA ação educativa do enfermeiro para o controle de infecção hospitalar: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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