Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFPM6
Type: Monografias de Especialização
Title: Finalidade da Escola Rural para a formação integral do aluno
Authors: Adailton Ferreira Sales
First Advisor: Grazielle Mariano Batista Maia
First Referee: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Abstract: Esta é uma pesquisa sobre a finalidade da escola rural para a formação integral do aluno, utilizando como eixo condutor de investigação a fundamentação teórica, nas vozes de renomados autores que associam diversas teorias da gestão à educação. O principal objetivo foi discutir a análise do processo de formação do Projeto Político Pedagógico e identificar a finalidade da Escola Rural, para tal procurou-se: desenvolver breve histórico da escola rural no Brasil, apresentando seu desenvolvimento até a atualidade; estabelecer paralelo entre a escola rural e a urbana com intuito de demonstrar que os currículos de ambas não podem ser idênticos; identificar criticamente, na legislação atual, quais direitos ainda são relegados aos alunos do campo. O universo pesquisado foi o das escolas rurais noBrasil e da E. M. João Batista Romão, do Distrito Chapadão de Ferro em Patrocínio-MG. Adotada a metodologia de revisão bibliográfica, acredita-se ter revisado um conhecimento que favoreça aproximações com questões dinâmicas relacionadas ao mundo da gestão escolar voltada para a educação no campo. Consolidou-se que para que a escola mencionada atinja sua finalidade esta precisa de adequação tanto no calendário quanto no currículo.
Subject: Educação
Educação rural
Escolas Organizacao e administracao
Escolas rurais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFPM6
Issue Date: 19-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_adailton_ferreira_sales.pdf225.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.