Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQU2
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Maria José de Jesus Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T00:48:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T00:48:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQU2 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho desenvolve discussões a respeito da organização de conteúdos do currículo sob a forma de projetos. Apresenta como objetivo geral, analisar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Pequeno Príncipe/Nova Serrana permite a organização do currículo por meio de projetos, tomando-se por base um estudo sobre os projetos que são desenvolvidos no 5º ano do ensino fundamental. Especificamente o trabalho destaca os projetos que são desenvolvidos ao longo do ano nesta série, abordando os procedimentos de organização de cada um deles. Trata-se de uma análise crítica do PPP da escola como, também, de uma descrição de como os preceitos contidos no PPP no que se refere à organização de conteúdos curriculares para o 5º ano são desenvolvidos na escola. Apresenta-se, ao longo da análise os avanços na utilização dos projetos na prática escolar, de forma a tornar o ensino-aprendizagem por meio de projetos mais dinâmico e contextualizado à realidade do aluno. Por conseguinte, são apontados alguns entraves, o que demonstra a necessidade em dar continuidade às reflexões sobre a abordagem do tema no PPP. As conclusões finais apontam que o PPP da escola apesar de considerar a importância da contextualização de conteúdos por meio dos projetos, ainda é estruturado segundo uma concepção tradicional. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | 5º ano do Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de conteúdos curriculares por meio de projetos: um estudo do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_maria_jose_de_jesus_barbosa.pdf | 273.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.