Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQU2
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angela Carmem Abreu Fraga Fonsecapt_BR
dc.creatorMaria José de Jesus Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:48:08Z-
dc.date.available2019-08-10T00:48:08Z-
dc.date.issued2016-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQU2-
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve discussões a respeito da organização de conteúdos do currículo sob a forma de projetos. Apresenta como objetivo geral, analisar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Pequeno Príncipe/Nova Serrana permite a organização do currículo por meio de projetos, tomando-se por base um estudo sobre os projetos que são desenvolvidos no 5º ano do ensino fundamental. Especificamente o trabalho destaca os projetos que são desenvolvidos ao longo do ano nesta série, abordando os procedimentos de organização de cada um deles. Trata-se de uma análise crítica do PPP da escola como, também, de uma descrição de como os preceitos contidos no PPP no que se refere à organização de conteúdos curriculares para o 5º ano são desenvolvidos na escola. Apresenta-se, ao longo da análise os avanços na utilização dos projetos na prática escolar, de forma a tornar o ensino-aprendizagem por meio de projetos mais dinâmico e contextualizado à realidade do aluno. Por conseguinte, são apontados alguns entraves, o que demonstra a necessidade em dar continuidade às reflexões sobre a abordagem do tema no PPP. As conclusões finais apontam que o PPP da escola apesar de considerar a importância da contextualização de conteúdos por meio dos projetos, ainda é estruturado segundo uma concepção tradicional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFundamentalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subject5º ano do Ensinopt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleO desenvolvimento de conteúdos curriculares por meio de projetos: um estudo do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola públicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_maria_jose_de_jesus_barbosa.pdf273.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.