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metadata.dc.type: Tese de Doutorado
Title: "Eu nem sabia que a bola era redonda!": um estudo sobre o exercício precoce da docência entre alunos de um cursode licenciatura em Educação Física do interior de Minas Gerais/Brasil
metadata.dc.creator: Janaina Garcia Sanches
metadata.dc.contributor.advisor1: Luciola Licinio de C P Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Jose Angelo Gariglio
metadata.dc.contributor.referee1: Meily Assbu Linhales
metadata.dc.contributor.referee2: Eliene Lopes Faria
metadata.dc.contributor.referee3: Zenolia Christina Campos Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee4: Lídia dos Santos Zacarias
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem como tema o exercício precoce da docência de alunos que iniciaram o magistério da disciplina Educação Física, logo que ingressaram no curso de licenciatura nesta área. O objetivo da tese foi investigar as relações que os alunos-docentes estabelecem com os conhecimentos do curso, considerando a experiência e as necessidades que o magistério na área lhes oferece e lhes demanda. Ao lado disso, buscou-se também traçar um quadro da situação docurso de Educação Física e da docência na Educação Básica nesta área. Para isso, foi feito um estudo documental e uma pesquisa de campo com seis alunos de um Curso de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior localizada numa cidade do interior do Estado de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, que foram analisadas a partir das contribuições teóricas do trabalho de François Dubet no campo da sociologia daexperiência, e do trabalho de Bernard Chariot sobre as relações com o saber. Concluiu-se que o número de formandos dos cursos de Educação Física é suficiente para cobrir a demanda de professores habilitados nesta área. No entanto, ainda há um grande número de professores não habilitados lecionando esta disciplina, o que evidencia que os concluintes deste curso preferem trabalhar em outras atividades. As análises das entrevistas permitiram concluir que nas relações que os sujeitos estabelecem com os saberes, tanto no interior do curso de licenciatura, como no exercício da docência, predominam, com maiorvisibilidade, a lógica da integração e a lógica da estratégia. Observou-se, ainda, que há uma grande articulação entre essas duas lógicas, enquanto a lógica da subjetivação somente pode ser identificada em poucas situações. As ações dos sujeitos no curso são de caráter utilitário e seu interesse maior é pelos saberes incorporados naquelas atividades que poderão ser usadas em suas aulas na escola. A maior parte destes docentes não apresentou um desempenho acadêmico satisfatório, embora afirmem que o curso tem maior significado para quem já leciona. Observou-se também que os alunos-docentes se submetem às rotinas e às determinações das escolas, mesmo quando essas não são coerentes com as propostas do curso de formação. Pode-se dizer que a experiência docente, se fosse bem explorada durante o curso, se constituiria em elemento importante no processo de formação profissional. No entanto, as necessidades prementes do fazer cotidiano destes sujeitos fazem com que mantenham uma relação superficial e imediatista com os saberes do curso, sem exploração da dimensão epistemológica destes saberes. Também parece haver, por parte dos alunos investigados, na maioria das vezes, mais apropriação dos saberes do curso do que uma real integração, o que demandaria o debate, a crítica e a ressignificação destes saberes. Por fim, acredita-se que, de toda forma, a imersão no campo de trabalho possibilita aos alunos a aprendizagens de diferentes naturezas, que são importantes para o processo de formação profissional.
Abstract: This thesis has as subject the precocious exercise of the teaching profession of pupils who had initiated the teaching of disciplines Physical Education, as soon as they had entered the course of graduation in Physical Education - licentiate. The objective of the thesis was to investigate the relations that the pupil-professors establish with the knowledge of the course, considering the experience and the necessities that the teaching in the area offers to them and them demand. To theside of this, one also searched to trace a picture of the situation of the course of Physical Education and the teaching profession in the Basic Education in this area. For this, it was made a documentary study and a research of field with six pupils of a Course of graduation in Physical Education - licentiate of a located Institution of Superior Education in a city of the interior of the State of Minas Gerais. Half-structuralized interviews had been carried through, that had been analyzed from the theoretical contributions of the work of François Dubet in the field of the sociology of the experience, and the work of Bernard Chariot on the relations with knowing. One concluded that the number of graduate of the courses of Physical Education is enough to cover the demand of professors qualified in this area. However, still it has a great number unqualified professors teaching this discipline, what it evidences that the professionals who finishs of this course prefer to work in other activities. The analyses of the interviews had allowed to conclude that in the relations that the citizens establish with knowing them, as much in theinterior of the graduation in Physical Education - licentiate, as in the exercise of the teaching profession, they predominate, with bigger visibility, the logic of the integration and the logic of the strategy. It was observed, still, that it has a great joint between these two logics, while the logic of the subjetivation only can be identified in few situations. The actions of the citizens in the course are of utilitarian character and its bigger interest is for knowing them incorporated in those activities that could be used in its lessons in the school. Most of these professors did not present a satisfactory academic performance, even so affirmsthat the course has greater meant for who already teachs. One also observed that the pupil-professors submit themself to the routines and the determination of the schools, exactly when these are not coherent with the proposals of the formation course. It can be said that the teaching experience, if well was explored during the course, if it would constitute in important element in the process of professional formation. However, the pressing necessities of daily making of these citizensmake with that they keep a superficial and immediate relation with knowing them of the course, without exploration of the epistemological dimension of these to know. Also it seems to have, on the part of the Investigated pupils, most of the time, more appropriation of knowing of the course of what one real integration to them, what it would demand the debate, critical and the ressignification of these to know. Finally, one gives credit that, of all form, the Immersion in the work field makes possible to the pupils the learnings of different natures, that are Importantfor the process of professional formation.
metadata.dc.subject.other: Educação fisica Estudo e ensino
Educação
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGNL4
Issue Date: 25-Feb-2011
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