Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Priscila Rezende Moreira | pt_BR |
dc.creator | Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T08:08:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T08:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67 | - |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo realizar a análise de um projeto político pedagógico tendo como perspectiva o conceito de gestão democrática, discutindo-se sobre a importância da construção coletiva e efetiva do PPP na escola como um documento que reflete a realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel se obter uma participação coletiva e efetiva do entorno escolar em sua construção, com a meta de melhorar a prática educativa, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Valeressaltar que, a busca da participação da comunidade escolar, é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade. É importante que o projeto político pedagógico norteie-se em perspectivas para o futuro, projetando o impacto de decisões tomadas na atualidade para o futuro. Afinal, o PPP é exatamente uma ferramenta teórico-metodológica que tende conjecturar e encarar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é vital, participativa, através de uma visão interdisciplinar perpassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | escolar | pt_BR |
dc.subject | Participação efetiva | pt_BR |
dc.subject.other | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organizacao e administracao | pt_BR |
dc.title | Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf | 361.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.