Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Priscila Rezende Moreirapt_BR
dc.creatorAna Darc Ribeiro de Almeida Socorropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:08:08Z-
dc.date.available2019-08-13T08:08:08Z-
dc.date.issued2013-07-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo realizar a análise de um projeto político pedagógico tendo como perspectiva o conceito de gestão democrática, discutindo-se sobre a importância da construção coletiva e efetiva do PPP na escola como um documento que reflete a realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel se obter uma participação coletiva e efetiva do entorno escolar em sua construção, com a meta de melhorar a prática educativa, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Valeressaltar que, a busca da participação da comunidade escolar, é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade. É importante que o projeto político pedagógico norteie-se em perspectivas para o futuro, projetando o impacto de decisões tomadas na atualidade para o futuro. Afinal, o PPP é exatamente uma ferramenta teórico-metodológica que tende conjecturar e encarar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é vital, participativa, através de uma visão interdisciplinar perpassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectescolarpt_BR
dc.subjectParticipação efetivapt_BR
dc.subject.otherComunidade e escolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organizacao e administracaopt_BR
dc.titleParticipação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógicopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf361.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.