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Type: Monografias de Especialização
Title: O projeto político-pedagógico no contexto da Gestão Escolar Democrática na Escola Municipal Professora Tereza Paulino da Costa
Authors: Andrea de Fatima Candido
First Advisor: Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
First Referee: Savana Diniz Gomes Melo
Abstract: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre O Projeto Político-Pedagógico no contexto da Gestão Escolar Democrática na Escola Municipal Professora Tereza Paulino na Costa. Sua finalidade é analisar e refletir criticamente sobre as competências básicas necessárias para o exercício de uma gestão democrática a qual, em todos os campos de atuação da escola, concorre para o perfeiçoamentoda práxis educacional, tendo em vista que viabiliza canais de envolvimento cada vez maior por parte dos sujeitos sociais pertencentes ao contexto educacional compartilhado. A partir da realidade social estudada surge um debate em torno da elaboração de um projeto político-pedagógico voltado para as necessidades educacionais da escola, em sentido amplo: que vai desde o processo de ensinoaprendizagem propriamente dito até à gestão e tomada de decisões no seio da escola, o que significa envolvimento maior da comunidade escolar na vida e dinâmica da instituição, transformando-os em sujeitos ativos de todo o processo educacional, inclusive quanto aos aspectos organizacionais. Na Escola Municipal Professora Tereza Paulino na Costa é realizado um trabalho de orientação junto à comunidade escolar, é importante compreender que a opção por uma gestão escolar com base no principio democrático-participativo evidencia a natureza da escola como espaço público, de liberdade, expressão da diversidade e democratização dos saberes. Em síntese, é necessário entender que a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento deprofissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar, que deve ser assegurado no contexto do Projeto Político Pedagógico. Além disso, a participação proporciona melhor conhecimento dos objetivos e metas da estrutura organizacional, de sua dinâmica, das relações da escola com a comunidade e favorece uma aproximação maior entre professores,alunos e pais.
Subject: Escolas Gestão democrática
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGR36
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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