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dc.contributor.advisor1Carmem Beatriz Neufeldpt_BR
dc.contributor.referee1Elizabeth do Nascimentopt_BR
dc.creatorMariana Verdolin Guilherme Froeselerpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T16:35:09Z-
dc.date.available2019-08-14T16:35:09Z-
dc.date.issued2014-04-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKKHK-
dc.description.abstractSince the emergence of Becks cognitive model great interest has been shown in evaluating the role of different cognitions in the development and maintenance of psychopathology. Researches conducted with subjects of different group ages confirm that automatic thoughts are significant in the comprehension of several mental disorders. However, less attention has been given to the development of systematic evaluation instruments, especially in Brazilian context. Thus, the present study aimed at the development and evaluation of initial psychometric properties of the Negative and Positive Automatic Thoughts Inventory for Adolescents (IPANPA). Elaborated through three interdependent studies and with specific methodologies, the instrument measures the frequency in which adolescents have positive and negative thoughts about them self, the world and the future. Good index of content validity and internal consistency were found in the results, suggesting that the IPANPA is a promising instrument in the evaluation of automatic thoughts in adolescents. Other studies should be conducted to confirm the bifactorial structure found on the preliminary analysis and also to establish convergent and discriminant validity index.pt_BR
dc.description.resumoDesde o surgimento do modelo cognitivo de Beck grande interesse tem sido demonstrado na avaliação do papel de diferentes cognições no desenvolvimento e manutenção de psicopatologias. Pesquisas conduzidas com indivíduos de diferentes faixas etárias confirmam a importância dos pensamentos automáticos na compreensão de diversos transtornos mentais. Contudo, pouca atenção tem sido dada ao desenvolvimento de instrumentos de avaliação sistemática, sobretudo no contexto brasileiro. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo a construção e verificação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA). Elaborado por meio de três estudos interdependentes e com procedimentos metodológicos específicos, o instrumento avalia a frequência com a qual adolescentes têm pensamentos positivos e negativos sobre si mesmos, sobre os outros e sobre o futuro. Foram encontrados bons índices de validade de conteúdo e consistência interna entre os resultados, indicando no IPANPA um instrumento promissor na avaliação de pensamentos automáticos em adolescentes. Outros estudos deverão ser empreendidos a fim de confirmar a estrutura bifatorial encontrada nas análises preliminares e estabelecer índices de validade convergente e discriminante.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectModelo cognitivopt_BR
dc.subjectPensamentos automáticospt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectConstruçãopt_BR
dc.subject.otherAdolescentespt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleConstrução e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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