Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNM5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato Lopes dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Francisco Angelo Coutinhopt_BR
dc.creatorAparecida Maria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:00:02Z-
dc.date.available2019-08-10T17:00:02Z-
dc.date.issued2013-10-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNM5-
dc.description.resumoNa presente pesquisa refletiu-se sobreprocedimentos usados por professoresna avaliação de desenvolvimento de seus alunos. Para esta pesquisa interessou saber se o processo avaliativo atualmente utilizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Jesus de Praga tem apontado caminhos para direcionar o trabalho docente e se o mesmo encontra amparo no Projeto Político Pedagógico - PPP da escola. Para tal, realizou-se inicialmente uma descrição dos diversos tipos de avaliação e, seguidamente a isso, discorreu-se sobre a função do processo avaliativo na escola, tomando como estudo de caso oCMEI Menino Jesus de Praga do município de Nova Serrana/MG. Os métodosutilizados na pesquisa consistiram tanto na revisão bibliográfica sobre as discussões feitas por teóricos da área quanto na análise documental do PPP da instituição em questão, classificando a pesquisa como do tipo qualitativa. Os resultados evidenciaram que na instituição ocorre a avaliação diagnóstica dos alunos,que procuram identificar as necessidades dos alunos e direcionar o processo pedagógico. O processo de avaliação é contínuo e considera os diversos campos do desenvolvimento (sócio-afetivo, motor, comunicativo). A escola é adepta a uma avaliação formativa do aluno preparando-o para seguir com a segurança necessária nos níveis subsequentes de ensino. A avaliaçãoapontada no PPP da escola está embasada é concebida como direcionadora do processo de ensino.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacional pt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem como forma de direcionamento dos caminhos do processo pedagógicopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_aparecida_maria_da_silva.pdf142.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.