Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLGJV
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Gestão democrática e conselho escolar: a importância da participação |
Authors: | Rosilene Aparecida da Silva Pedro |
First Advisor: | Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
Abstract: | O trabalho aqui exposto constitui uma reflexão sobre como o colegiado escolar pode contribuir no desenvolvimento escolar para uma educação de qualidade, ao cumprir sua função de instancia de democratização e nas tomadas de decisões. O processo de democratização da educação e sociedade necessita de promoção onde às mudanças nas estruturas busquem priorizar o aperfeiçoamento na escola. A escola desta forma contribui significativamente na democratização da sociedade, onde a democracia participativa exerce um papel importante na organização dos Conselhos Escolares e na constante busca para fazer valer os direitos e responsabilidades definidos e discutidos democraticamente. Analisando o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cônego Vitor foi possível detectar que, a participação do conselho escolar precisa ser orientada nas suas funções e competências, para que a relação comunidade e escola se deem de forma democrática onde impere o diálogo constante. Vale ressaltar que a atuação deste órgão não se aprende pela leitura de textos e sim exercendo a sua participação, sua relação com a construção da autonomia da escola além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar. |
Subject: | Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLGJV |
Issue Date: | 18-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_rosilene_aparecida_da_silva_pedro.pdf | 615.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.