Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Tânia Cristina da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T20:10:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T20:10:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PPP | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculos | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_tania_cristina_da_silva.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.