Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angela Carmem Abreu Fraga Fonsecapt_BR
dc.creatorTânia Cristina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T20:10:24Z-
dc.date.available2019-08-11T20:10:24Z-
dc.date.issued2013-07-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG-
dc.description.resumoEste trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPPPpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.titleCurrículo: o que ensinar? Em favor de quem?pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_tania_cristina_da_silva.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.