Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGGS
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Gestão escolar: aprendendo através de projetos em classes multisseriadas |
Autor(es): | Valdete Alves de Passos |
primer Tutor: | Alexandre Gomes Soares |
Resumen: | O presente trabalho de análise crítica sobre o tema Gestão Escolar: Aprendendo através de Projetos em Classes Multisseriadas da Escola Municipal São Roque, discute a importância da prática da pedagogia de projetos aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico e global de construção de conhecimentos, Percebendo assim que a prática do trabalho interdisciplinar, presente no desenvolvimento de projetos favorece a qualidade de uma gestão democrática e aprendizagem significativa para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de o educador aperfeiçoar a ação pedagógica oferecendo condições para a formação global do aluno, onde ele torne sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem, capaz de agir e intervir criticamente no meio em que vive, visando tomada de decisões seguras e coerentes com a realidade do educando. Pautada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e em bases legais sobre a Educação do Campo, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Zabala (1988), Veiga (1989), Freire (2011), Hernández et al (1988), Freitas (2002), dentre outros . A referida análise vai de encontro ao Programa Escola Ativa, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho interdisciplinar através de projetos. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática da pedagogia de projetos espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação. Com o desenvolvimento da pedagogia de projetos na Escola Municipal São Roque nota-se uma motivação maior no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos e profissionais de ensino no decorrer das ações. |
Asunto: | Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGGS |
Fecha del documento: | 18-oct-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_valdete_alves_de_passos.pdf | 186.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.