Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHCX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Priscila Rezende Moreira | pt_BR |
dc.creator | Viviane Alves Ferreira Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T02:06:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T02:06:50Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHCX | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo compreender como as relações interpessoais contribuíram para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal João Batista Romão, localizada na cidade de Patrocínio-MG, na perspectiva da gestão democrática. Para alcançar os objetivos propostos para este estudo, realizamos uma análise sobre gestão democrática escolar, concebendo-a como um caminho para a participação de todos os envolvidos (pais, professores, gestores, funcionários, alunos) em busca de uma sociedade mais justa e humana. Em um segundo momento, recorremos ao processo de construção do Projeto Político Pedagógico dentro da coletividade de ações, onde as relações de trabalho foram fundamentais para o sucesso de todas as ações vivenciado pela escola. Por fim, realizamos uma análise de como as relações interpessoais contribuíram de forma fundamental para a consolidação do Projeto Político Pedagógico da referida escola. Através da reestruturação do PPP da escola tivemos a oportunidade de compreender como a relação entre gestor e sua equipe pode contribuir de forma positiva para o trabalho e o sucesso no âmbito escolar. Entendemos que o gestor escolar deve atuar continuamente procurando conhecer melhor sua equipe, observando seus comportamentos, e dando a eles a oportunidade de explorarem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com toda a equipe. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação interpessoal | pt_BR |
dc.subject.other | Relações humanas | pt_BR |
dc.title | O papel das relações interpessoais na gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_viviane_alves_borges.pdf | 225.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.