Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNM8K
Type: Tese de Doutorado
Title: Esse é o meu lugar... esse não é o meu lugar: relações geracionais e práticas de numeramento na Escola de EJA
Authors: Sonia Maria Schneider
First Advisor: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
First Referee: Maria Cecília de Castello Branco Fantinato
Second Referee: Juarez Tarcisio Dayrell
Third Referee: Miguel Gonzalez Arroyo
Abstract: Esta tese discute o desconforto de jovens e adultos, alunos e alunas da Educação de. Jovens e Adultos (EJA) no estabelecimento da escola como seu lugar. Tal desconforto é flagrado nas práticas de numeramento que se forjam nas situações de ensino e aprendizagem de matemática na escola de EJA. Os sujeitos da pesquisa são jovens que têm entre 14 e 23 anos de idade e adultos com idades compreendidas entre 24 e 65 anos, estudantes do segundo segmento de Ensino Fundamental do Programa de Educação de Jovens e Adultos, numa escola da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa empreendida é qualitativa, e o seu material empírico foi produzido a partir de observação e áudiogravação de aulas em turmas do segundo segmento do ensino fundamental da EJA, na realização de entrevistas individuais e coletivas com alunos jovens e adultos e professores das turmas observadas e da análise dos registros diversos feitos por esses sujeitos em situação de ensino e aprendizagem de matemática na escola. Buscamos cornpreender os sentidos das práticas de numeramento e das relações geracionais na escola de EJA, configurados nas posições de sujeito quanto a seu pertencimento e inclusão no universo escolar (esse é o meu lugar... esse não é o meulugar), dialogando com teorias e autores da sociologia da juventude, da psicologia, da educação matemática, do letramento e do numeramento, das relações geracionais e ainda, dos estudos pedagógicos cuja ênfase recai sobre a constituição da escola e do aluno.
Abstract: This thesis discusses the discomfort of the youth and adults, students of the Youths and Adults'Education Program (EJA), in establishing the school as their place. Such discomfort is caught in the numeracy practices that are forged in situations of teaching and learning mathematics in school for the youth and adults. The research subjects are young people between 14 and 23 years old and adults aged between 24 and 65, students of the second segment of Elementary Education program for Youths and Adults in a public school in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The research undertaken is qualitative and its empirical data were obtained,from observation and audio recordings of lecturesin classes of the second segment of the school of adult education; individual and collective interviews with young and adult students and teachers from the observed classes; and on the analysis of several registers made by these subjects in a situation of teaching and learning mathematics in school. We seek to understand the meanings of the numeracy practices and generational relations in the youth and adult school, configured in the subject's positions in relation to his or her sense of belonging and inclusion in the school environment {this is my place....this is not my place), engaging , authors and theories from the sociology of the youth, psychology, mathematics education, literacy and numeracy, generational relations and also from pedagogical studies which emphasize the constitution of the school and the student.
Subject: Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais
Integração social
Educação de adultos Aspectos sociais
Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNM8K
Issue Date: 10-Feb-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_soniamariaschneider.pdf12.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.