Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNLQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Grazielle Mariano Batista Maiapt_BR
dc.contributor.referee1Francisco Angelo Coutinhopt_BR
dc.creatorGizélia Aparecida de Moraes Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T07:52:26Z-
dc.date.available2019-08-13T07:52:26Z-
dc.date.issued2013-07-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNLQ-
dc.description.resumoAo visualizarmos a realidade da escola, buscamos mecanismos que permita-nos a melhoria da aprendizagem dos discentes. Sob a luz dos teóricos Freitas (2000), que aborda sobre a gestão Democrática Participativa; Por sua vez Oliveira, Moraes e Dourado (sd), que trata da legislação em, vigor que ampara a Gestão Democrática; Reforçando com Lück (2009), que defende a Gestão Participativa e o envolvimentoda comunidade para melhoria da qualidade da Educação. Mediante a estes propósitos realizamos uma análise critica do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Clorinda Junqueira e focamos nas carências mais significativas da instituição escolar, objetivando melhorias significativas para os nossos discentes e podemos apontar as dificuldades deparadas por consolidar uma gestão democráticae seus principais entraves, para que a mesma se concretize, outro ponto importante dentro da escola são as dificuldades deparadas com a ausência de espaço adequado para as reuniões escolares, que nos limita a propiciar um dialogo amplo com toda a comunidade. Pois, a participação de todos é fundamental para discernirmos juntos com os mesmos os rumos da proposta pedagógica para que contribua com o desenvolvimento do nosso aluno de forma ampla, permitindo que osmesmos tornem cidadãos críticos e atuantes nas decisões da nossa sociedade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subject.otherComunidade e escolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organizacao e administracaopt_BR
dc.titleGestão Democrática e Gestão Participativa: os avanços e entravespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_gizelia_aparecida_de_moraes_guimaraes.pdf639.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.