Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LSQ5T
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Alberto Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee1Flavia Pereira de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Cristiana Fernandes de Muylderpt_BR
dc.creatorPedro Ferraz de Andrade Augusto dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T08:20:30Z-
dc.date.available2019-08-14T08:20:30Z-
dc.date.issued2014-04-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LSQ5T-
dc.description.abstractInnovation is regarded as one of the key strategic priorities of contemporary organizations, extensively proven to be related to above-average returns. In addition to increasing the individual firm innovation capabilities, there should also be a concern in spreading the innovations across organizational networks, in order to enhance their impact on the systems performance as a whole. This study aims to analyze the diffusion of innovations among members of a supply chain of the automotive industry, a historically significant segment for the Brazilian economy. Given the challenges that involve the management of innovation in organizations embedded in supply chains, this study soughs, by conducting a case study in eight companies of the automotive sector, to understand and describe how the phenomenon of the diffusion of innovations occurs among members of the supply chain actors and which relational and structural aspects have influence over the process. Building effective channels for the occurrence of the diffusion depends on the articulation between intra and interorganizational factors, which will determine the degree of participation of each member in the practices established by the assembler for that purpose, which concentrates the diffusion flows identified, given its central position in the system. These channels, however, remain restricted to the group formed by the first-tier suppliers, which demonstrate higher levels of capabilities and greater integration with the assembler, which puts them in a privileged position as the main agents of the process of introduction and diffusion of new technologies in the system. It concludes that the participation of suppliers at lower levels is only possible through their repositioning within the system, from the structuring of an innovation driven organizational context, and the recognition by the automaker, of their potential as contributors on the development of new products.pt_BR
dc.description.resumoA inovação é tida como uma das principais prioridades estratégicas das organizações, estando comprovadamente relacionada à obtenção de retornos acima da média. Além do aumento da capacidade de inovação pelas empresas, deve haver também a preocupação em difundir as inovações ao longo das redes organizacionais, de forma a potencializar seus impactos no desempenho do sistema como um todo. Este trabalho objetivou analisar o processo de difusão de inovações em produtos entre os integrantes de uma cadeia de suprimentos da indústria automobilística, setor historicamente significativo para a economia brasileira. Indo ao encontro dos desafios que confrontam a gestão da inovação em organizações inseridas em cadeias de suprimentos, buscou-se, por meio de um estudo de caso aprofundado envolvendo uma montadora e sete outras empresas de sua rede de fornecedores, descrever e esclarecer de que forma se dá o fenômeno da difusão de inovações entre os atores integrantes da cadeia de suprimentos analisada e quais são os aspectos relacionais e estruturais que influenciam esse processo. Concluiu-se que a construção de canais de comunicação efetivos para a ocorrência de fluxos de difusão dependerá da articulação entre os fatores intra e interorganizacionais, que determinarão a abertura dos demais integrantes em participar das práticas estabelecidas pela montadora para tal fim, as quais concentram os fluxos de difusão identificados, dada a posição central desta na cadeia. Apurou-se que esses canais, contudo, permanecem restritos ao alcance do grupo formado pelos fornecedores de primeiro nível, que demonstram possuir contextos organizacionais mais favoráveis à inovação e níveis mais elevados de integração com a montadora. Isso os coloca em um posicionamento privilegiado enquanto principais agentes do processo de introdução e disseminação de novas tecnologias no sistema. Conclui-se, por fim, que a participação de fornecedores de níveis inferiores somente será possível mediante seu reposicionamento no sistema, a partir da estruturação de um contexto organizacional propício à inovação e do reconhecimento, por parte da montadora, dos potenciais de contribuição dos demais atores ao processo de desenvolvimento de novos produtos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDifusão de inovaçõespt_BR
dc.subjectCadeias de suprimentospt_BR
dc.subjectGestão da inovaçãopt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.otherInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.other Desenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleDifusão de inovações entre organizações: um estudo em uma cadeia de suprimentospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_pedro_ferraz_vf.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.