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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LVN6P
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria de Fatima Cardoso Gomes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vital Nlandu Balenda | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Lucia Castanheira | pt_BR |
dc.creator | Maria Helena Canhici | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T15:47:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T15:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-29 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LVN6P | - |
dc.description.resumo | Este trabalho, intitulado Estudo Sistemático de Monografias dos Finalistas do ISCED-Cabinda sobre Dificuldades de Aprendizagem (2006-2011), objetivou analisar as monografias dos finalistas dos cursos de Pedagogia e Psicologia, do ISCED-UON, em diversas escolas de Ensino de Adultos e Ensino Geral de Cabinda. Dentre os objetivos delineados, buscou-se sistematizar os diferentes pontos de vista sobre dificuldades de aprendizagem, manifestados pelos autores das monografias, e investigar as principais metodologias (método estatístico, em sua maioria) utilizadas e resultados alcançados. Este estudo visou compreender o homem, as escolas e as dificuldades de aprendizagem sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1934/1993; 1983/1995), articulada com os preceitos da análise do discurso, de Bakhtin (1992/2003), imprescindíveis para entendermos os enunciados construídos nas monografias do ISCED/UON. Assim, devido à sua finalidade e característica, este trabalho circunscreve-se no campo das pesquisas qualitativas e na busca pela compreensão dos significados e sentidos das dificuldades de aprendizagem para os autores das monografias. De suas pesquisas, pode-se concluir que as causas mais expressivas das dificuldades de aprendizagem dos alunos estiveram relacionadas com: a) falta de especialização dos professores nas áreas em que lecionavam e com a descontínua formação dos mesmos; b) inexperiência de planificação dos professores; c) insuficiência de materiais didáticos para professores e alunos e alguns programas; d) a reforma educativa implementada precipitadamente no sistema de educação angolano, sem recursos disponíveis e infraestruturas adequadas; e) superlotação das salas de aulas, dificultando o cumprimento dos objetivos da reforma educativa. Os problemas de ensino e aprendizagem em Angola, particularmente em Cabinda, são históricos e socialmente consolidados, exigindo, portanto, soluções que envolvam as esferas políticas, educacionais, culturais e sociais. Tudo em prol de um país que, até pouco tempo atrás, esteve destruído pela Guerra Civil. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Monografias | pt_BR |
dc.subject | ISCED/UON-Cabinda | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Monografias Elaboração e Apresentação | pt_BR |
dc.subject.other | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Angola | pt_BR |
dc.title | Estudo sistemático de monografias dos finalistas do ISCED-Cabinda sobre dificuldades de aprendizagem (2006-2011) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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