Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MGJPV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A prática docente frente ao individualismo e consumismo na infância pós-moderna: concepção dos professores do Ensino Fundamental
Authors: Bianca Ferreira Rocha
First Advisor: Erika Lourenco
First Referee: Sonia Regina Correa Lages
Second Referee: Jacqueline de Oliveira Moreira
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo investigar e analisar as concepções dos professores das séries iniciais do ensino fundamental a respeito da sua prática frente ao consumismo e individualismo na infância pós-moderna. Para que os objetivos propostos neste trabalho fossem alcançados foi realizada uma pesquisa de base qualitativa com busca de dados teóricos e empíricos. A coleta de dados em campo foi realizada por meio da entrevista semi-estruturada com quatro professoras que lecionam no ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Observou-se que a concepção de infância apresentada pelas professoras está pautada na imagem de inocência, ingenuidade e imaturidade. O consumismo foi mencionado como uma característica que se faz presente na infância de hoje, o que não foi observado em relação ao individualismo. Contudo, foi apontado pelas professoras que a socialização e as interações que as crianças estabelecem entre si têm sofrido alterações que estão associadas ao consumo. Nesse âmbito as professoras percebem a importância de se trabalhar tais questões que surgem nas relações entre as crianças. Assim sendo, discutir acerca das concepções que os professores têm sobre sua prática frente ao consumismo e individualismo na infância pós-moderna, nos permite entender mais sobre como a infância é vista e trabalhada no contexto escolar e quais as práticas educativas são privilegiadas nesse espaço.
Abstract: The present study aimed to investigate and analyze the conceptions of teachers in the early grades of elementary school regarding their practice about consumerism and individualism in post- modern childhood. In order to achieve the objectives proposed in this paper, a qualitative research of theoretical and empirical data was performed. Data collection in the field was conducted through semi - structured interviews with four teachers who teach in elementary education at a municipal school in Belo Horizonte. Data were analyzed based on content. It was observed that the concept of childhood is guided by the image of innocence, naivety and immaturity, according to the teachers. Consumerism was mentioned as a feature that is present in today's childhood, which was not observed about individualism. However, it was pointed out by the teachers that socialization and interactions that children establish with themselves have changed and they are associated with consumption. In this context, teachers can realize the importance of working these issues that arise in relationships between children. Therefore, discuss about the conceptions that teachers have about their practice about consumerism and individualism in post- modern childhood, allows us to understand more about how childhood is seen and worked in a school context and which educational practices are privileged in that space.
Subject: Sociedade de consumo
Individualismo
Professores de ensino fundamental
Infância
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MGJPV
Issue Date: 28-Feb-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_v2__2_.pdf944.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.