Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MHGXW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Inez Melo de Toledopt_BR
dc.creatorFabiane de Sena Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:19:03Z-
dc.date.available2019-08-14T21:19:03Z-
dc.date.issued2014-06-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MHGXW-
dc.description.resumoO presente trabalho se trata de um relato de experiência, desenvolvido com alunos da rede pública, onde foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, visando possibilitar de forma mais efetiva a realização dos Estudos Intensivos, na modalidade de recuperação, com uma carga horária curta estabelecida pela Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Como professora da Rede e aceitando tal desafio, me propus a trabalhar o terrário na perspectiva de um modelo de ecossistema, no qual vários conteúdos conceituais de Ecologia poderiam ser ampliados ou mesmo construídos pelos alunos, com a minha mediação. Como estratégia de ensino para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos utilizei um pré-teste, do mesmo modo preparei aulas expositivas, aulas práticas, lâminas e vídeos, nos quais os alunos deveriam estabelecer uma relação entre os ambientes micro (terrário) e macro (planeta) para entender como se dá o ciclo da água e da matéria (decomposição), o funcionamento de ecossistemas (cadeias alimentares, processos que envolvem a fotossíntese, interação animal/planta, entre outros) e a importância da formação e da preservação dos ambientes. Por meio da montagem e do acompanhamento dos terrários foi possível verificar o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem e concluir como atividades experimentais no ensino de Ciências por Investigação são pertinentes e motivadoras. Por último apliquei um pós teste com a intenção de avaliar a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos pertinentes ao tema.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectEstudos intensivospt_BR
dc.subjectTerráriopt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUm relato de experiência: terrário como recurso metodológico para se ensinar ciências numa perspectiva de investigaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_fabiane.pdf838.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.