Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MHGXW
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Inez Melo de Toledo | pt_BR |
dc.creator | Fabiane de Sena Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T21:19:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T21:19:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MHGXW | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho se trata de um relato de experiência, desenvolvido com alunos da rede pública, onde foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, visando possibilitar de forma mais efetiva a realização dos Estudos Intensivos, na modalidade de recuperação, com uma carga horária curta estabelecida pela Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Como professora da Rede e aceitando tal desafio, me propus a trabalhar o terrário na perspectiva de um modelo de ecossistema, no qual vários conteúdos conceituais de Ecologia poderiam ser ampliados ou mesmo construídos pelos alunos, com a minha mediação. Como estratégia de ensino para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos utilizei um pré-teste, do mesmo modo preparei aulas expositivas, aulas práticas, lâminas e vídeos, nos quais os alunos deveriam estabelecer uma relação entre os ambientes micro (terrário) e macro (planeta) para entender como se dá o ciclo da água e da matéria (decomposição), o funcionamento de ecossistemas (cadeias alimentares, processos que envolvem a fotossíntese, interação animal/planta, entre outros) e a importância da formação e da preservação dos ambientes. Por meio da montagem e do acompanhamento dos terrários foi possível verificar o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem e concluir como atividades experimentais no ensino de Ciências por Investigação são pertinentes e motivadoras. Por último apliquei um pós teste com a intenção de avaliar a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos pertinentes ao tema. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Estudos intensivos | pt_BR |
dc.subject | Terrário | pt_BR |
dc.subject | Investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Um relato de experiência: terrário como recurso metodológico para se ensinar ciências numa perspectiva de investigação | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_fabiane.pdf | 838.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.