Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MKLG3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A recepção da psicanálise no Brasil: o discurso freudiano e a questão da nacionalidade
Authors: Luciana Cavalcante Torquato
First Advisor: Guilherme Massara Rocha
First Referee: Antonio Marcio Ribeiro Teixeira
Second Referee: Paulo Eduardo Viana Vidal
Abstract: A entrada do discurso psicanalítico no Brasil configura-se como um processo que esteve intimamente relacionado às demandas correntes da intelligentsia nacional em seu esforço de construção do projeto de nação que ecoava no país desde o final do século XIX. Tal contexto esteve profundamente marcado pela discussão de projetos para a nação brasileira com o intuito de modernização do Brasil, erguendo-o à condição de país civilizado. Ao identificar as duas vias discursivas de apropriação da psicanálise no Brasil (a medicina higienista e a arte modernista brasileira), este estudo indica os traços que esses pontos de ancoragem deixaram no processo de construção do movimento psicanalítico nacional. O início da difusão da teoria freudiana no país não se apresentou de forma unívoca, mas foi atravessado pelos discursos psiquiátrico-higienista, com sua leitura reformista e universalizante da psicanálise, e modernista, com a leitura contestatória dos códigos sociais e morais dominantes. Se, por um lado, a medicina psiquiátrica teria se apropriado das ideias freudianas para o aperfeiçoamento de sua prática clínica, diagnóstica e nosográfica; por outro, intelectuais, artistas e pensadores da cultura brasileira entreviram na psicanálise a possibilidade inusitada de entendimento e discussão das questões nacionais. Se tal debate apontou para as leituras particulares que renomados psiquiatras do período em questão fizeram de Sigmund Freud, ela também revelou a reverberação que o contato com psicanálise provocou em Mário de Andrade, escritor brasileiro e leitor de Freud. As relações entre o modernista e a psicanálise são cotejadas no último eixo do trabalho, que cuida de examinar a aplicação do conceitual psicanalítico na obra de Mário, principalmente através da tradução inventiva que o escritor propõe para o recalque freudiano. Ao incorporar a psicanálise aos seus estudos sobre a identidade nacional, Mário lança mão do conceito psicanalítico, criando o sequestro, uma tradução própria capaz de abrigar os conceitos de recalcamento e sublimação. Mário foi assim capaz não só de apropriar do discurso psicanalítico estrangeiro, mas de contribuir para o avanço conceitual da psicanálise. Na esteira dessas distintas vias de incorporação das ideias freudianas, a discussão que aqui se apresenta busca contextualizar a recepção dessas ideias, trazendo à cena as principais personalidades, os grupos sociais aos quais eles se vincularam, os motivos que os levaram a se apropriar do discurso psicanalítico e, finalmente, as traduções/traições empreendidas pelos mesmos ao situarem a psicanálise na terra brasilis.
Abstract: The arrival of the psychoanalytic discourse in Brazil constituted as a process closely related to the national intelligentsia´s interests in their efforts to enhance a national cultural project that was already being conceived since the late nineteenth century. This context has been marked by a discussion about several projects to the nation that intended to modernize Brazil, leading it to the condition of a civilized country. By identifying the two distinct ways of appropriation through which psychoanalysis arrived in Brazil (medicine hygienist and Brazilian modernist art), this study also indicates the impact and the consequences of these two movements on the beginning of psychoanalytical movement in Brazil. The early diffusion of Freudians theory in the country has not occurred in an unbiased way, instead it was marked by psychiatric and hygienist speech, with its reformist and universalizing reading of psychoanalysis, and modernist speech, with its opposed reading of the current moral codes. If, by one hand, the psychiatric medicine appropriated of Freudians ideas to improve their clinical, diagnostic and nosography practices, on the other hand, intellectuals, artists and thinkers of Brazilian culture have perceived in psychoanalysis an unusual possibility of understanding and discussing nationals issues. If this debate pointed to particular readings about Sigmund Freud made by renowned psychiatrists of that period, it also revealed the reverberation that the contact with psychoanalysis caused in Mário de Andrade, Brazilian writer and Freuds reader. The relation between this modernist artist and psychoanalysis theory are treated in the last part of this study that wants to examine the application of the psychoanalysiss concepts in Mários work, mainly through his inventive translation for Freudians repression. By incorporating psychoanalysis to his studies about national identity, Mário used psychoanalysis concepts, conceiving sequestro (kidnapping), a specific translation that assembles, as I argue, the concepts of repression and sublimation. Through this appropriation of the psychoanalysis foreign discourse, Mário was able not only to interpret Brazils culture through psychoanalysis, but to contribute back to psychoanalysis conceptual development. Through these two distinct ways of Freudians ideas, the present discussion wants to contextualize the reception of these ideas, bringing into play the major personalities, the social groups to which they have committed themselves, the reasons that led them to appropriate the psychoanalytical discourse and finally the translations/betrayals that they undertook to situate psychoanalysis in Brazil.
Subject: Psicanálise
Modernismo
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MKLG3
Issue Date: 26-Feb-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgpsicologia_lucianacavalcantetorquato_dissertacaomestrado.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.