Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MNFTK
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Uma análise das disciplinas do curso de especialização ofertado pelo CECIMIG/[FAE]/UFMG: o ensino de ciências por investigação e sua contribuição para a efetivação das propostas da legislação educacional brasileira
Autor(es): Mardem Ribeiro Rocha Barbosa
primer Tutor: Marcia Maria Martins Parreiras
primer miembro del tribunal : Iria Luiza de Castro Melgaco Vieira
Resumen: O presente trabalho teve como um de seus intuitos identificar algumas das principais características e práticas inerentes à modalidade Ensino de Ciências por Investigação. Após essa identificação, buscou-se estruturar um perfil mais geral da metodologia utilizada de modo a utilizá-lo como norteador para análise de documentos da legislação educacional brasileira. Tal análise documental buscou verificar de que maneira o ensino de ciências por investigação contribui para a concretização das determinações presentes naqueles textos. A partir das análises realizadas foi possível perceber que o ENCPI constitui-se em uma metodologia que visa criar uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino, valorizando os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como sua participação ativa no processo de ensino e aprendizagem. Um conjunto variado de práticas faz parte de sua estrutura, sendo todas elas voltadas a um perfil investigativo, buscando aproximar as atividades em sala de aula das atividades realizadas pelos cientistas em seus trabalhos. Além disso, também foi possível concluir que o ENCPI auxilia na formação de estudantes, dentro dos preceitos previstos nos documentos analisados, ao contribuir para a formação de jovens mais autônomos e auto-suficientes, com melhor capacidade de entender o mundo à sua volta e de aplicar o conhecimento científico a situações práticas, além de contribuir ainda para a formação de cidadãos mais conscientes e capazes de alterar positivamente o meio no qual estão inseridos; habilidades essas demandadas, de um modo reincidente, pelo conjunto dos documentos analisados.
Abstract: This work was one of his motives try to determine some of the key features and practices related to the type "Ensino de Ciências por Investigação," so that after designing a more general profile of this methodology, it was possible to use it as a guide for analysis with the documents of the Brazilian educational legislation, seeking contributions of this modality for achieving these determinations in their texts. Based on the contents studied in modules ENCI A, ENCI B, ENCI C and ENCI D of the specialization course offered by the Center for Science and Mathematics Education of Minas Gerais in your module IV this work has defined three categories of characteristics of Ensino de Ciências por Investigação by what were then confronted with the texts of some official documents and laws in force in the country, which deal with general education and more specifically the high school non-professional level. We were able through the analyzes, realize that ENCPI is a methodology that aims to create an alternative to traditional methods of teaching, valuing the students' prior knowledge as well as their active participation in the process of teaching and learning. A diverse set of practices is part of its structure, all of which are facing investigative practices, seeking closer activities in classroom with the activities conducted by scientists in their work. It was also possible to conclude that the ENCPI is able to assist in the training of students within the precepts laid down in the documents analyzed, contributing to the formation of young people more autonomous and self-sufficient, with better ability to understand the world around them and apply scientific knowledge to practical situations, and still contribute to the formation of citizens more aware and able to positively change the environment in which they live.
Asunto: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MNFTK
Fecha del documento: 15-dic-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_mardem_ribeiro_rocha_barbosa.pdf278.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.