Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HA3
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
Autor(es): Macilene Vilma Gonçalves
Primeiro Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Primeiro membro da banca : Artur Gomes Morais
Segundo membro da banca: Ana Ruth Moresco Miranda
Terceiro membro da banca: Magdah Becker Soares
Quarto membro da banca: Sara Mourao Monteiro
Resumo: Este estudo inscreve-se no campo das pesquisas sobre as relações entre a consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética. Investigamos as implicações das diversas habilidades fonológicas na escrita de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos testes de consciência fonológica no início e ao final do estudo e tarefas de produção escrita de listas de palavras em três momentos do ano escolar, solicitamos às crianças justificativas para suas respostas. Dialogamos com pesquisas, de diversas tendências, sobre a consciência fonológica; com investigações sobre o modo como o aprendiz relaciona fala e escrita e sobre a estrutura silábica. Discutimos pontos de instabilidade nas escritas dos sujeitos, a partir de quatro categorias: problemas de desordem com pertinência; influência do reconhecimento do nome das letras; a imposição do modelo CV; influência de conhecimentos adquiridos acerca do sistema ortográfico no ensino formal. Nossos resultados forneceram indícios de que, dentre as habilidades fonológicas, a segmentação oral em sílabas precisa estar bem consolidada para que a criança avance em seu processo de evolução da escrita; que as crianças operam com sílabas, rimas, aliterações e fonemas, no entanto, mesmo com hipótese alfabética, não são capazes de pronunciar os fonemas e referem-se ao nome das letras. A consciência fonológica parece ter uma evolução e variações e não pode ser considerada como se a criança a tivesse ou não. No estudo, com o apoio da escrita que produziram, as crianças operaram com unidades linguísticas que não conseguiram operar nas tarefas orais, isso indica que a escrita seria o ponto de partida para análises da fala. As crianças têm maneiras particulares de analisar a sílaba para escrever e as soluções que encontram para os problemas de escrita parecem depender de suas hipóteses conceituais acerca do sistema de escrita alfabética, das análises fonológicas, de vários tipos, que são capazes de realizar, da estrutura interna da sílaba. Além das reflexões fonológicas, a criança convive com outras hipóteses que elabora sobre a estrutura internada sílaba, sua hierarquia de dificuldades e a aparente necessidade de a criança preservar o modelo CV, além de decisões a respeito de quais letras (consoantes ou vogais) e a sua ordem para escrever. Dessa forma, nossa hipótese é a de que as omissões das crianças ao escrever não podem ser atribuídas (somente) à incapacidade de analise fonêmica.
Abstract: This study falls within the field of research about the connections between a phonological consciousness and an alphabetic writing system appropriation. We investigated the implications of various phonological abilities in the writing of first grade school children. Phonological consciousness tests were taken at the beginning and at the end of the study. There were also production tasks with written word lists at three moments of the school year, and children were asked to justify their answers. A dialogue was established with studies from various viewpoints on phonological consciousness and with investigations about how learners relate speech and writing, and also about syllabic structure. Instability points in the subjects writing were discussed, based on four categories: problems with relevance disorder, influence of letters names recognition, the imposition of the CV model; influence of acquired knowledge about the spelling system in formal education. Our results provide evidence that, among phonological awareness, oral segmentation into syllables must be well established for the child to go through their process of writing evolution; that children operate with syllables, rhymes, alliterations and phonemes, however, even with alphabetic hypothesis, are not able to pronounce the phonemes and refer to the letters by their names. The phonological consciousness seems to have an evolution and variation and cannot be considered as if the child has it or not. In the study, supported by the their writing, the children operated with linguistic unities they cant operate in oral tasks. This indicates that the writing would be the starting point to speech analysis. Children have particular ways of analyzing the syllables in order to write and the solutions they find for problems with writing seems to depend on their concept hypothesis about the alphabetical writing system deriving from various types of phonological analyses they are capable of performing, and from the syllable internal frame. Besides phonological reflections, a child lives with other hypothesis they elaborate on syllables internal structure, its hardship hierarchy and an apparent need for the child to preserve the CV model, next to the decisions about which letters (consonants or vowels) and their writing order. Thus, our hypothesis is that childrens omissions when writing, cant be assigned (only) to phonemic analyses incapability.
Assunto: Fonética  
Escrita  
Fala
Educação
Língua portuguesa  Ortografia e silabação  
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HA3
Data do documento: 20-Fev-2014
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