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dc.contributor.advisor1Simone Maria Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Renato Luiz Pucci Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Angela Cristina Salgueiro Marquespt_BR
dc.creatorCláudia Regina Adriazen Lapoublept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:00:12Z-
dc.date.available2019-08-10T12:00:12Z-
dc.date.issued2014-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HSE-
dc.description.abstractThis work searches for the relations that can be made between theoretical studies about Latin- American identity in the contemporaneity and the documentary cinema produced in the countries of the Andes region during the first decade of the XXI century. Through the analysis of stylistic characteristics of the documentary Nostalgia de la luz (Chile, France, Germany, 2010) by Patrício Guzmán, based on the historical analysis of style as proposed by Bordwell (200), we try to identify how the staging of the Andean man intermingles with the studies about Latin-American identity undertaken by cultural Studies authors, such as Martin-Barbero and Canclini. Still supported by Bordwells ideas our analysis focuses in the systematically observation of characteristics of the films mise-en-scène: 1) play of the actors; 2) scenarios e 3) framing, our analytical operators Thus, going from the media product, documentary cinema, to its relations with culture, we propose a way to understand audiovisual as a culture expression, as scenario, object and agent of the social practices in the contemporaneity. To sum up, we tried to observe the staging of the Andean man and the traces of his identity put on screen in documentaries made in specific contexts and production logics.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura pelas relações possíveis entre estudos teóricos sobre a identidade latino americana na contemporaneidade e o cinema documentário produzido nos países da região andina nesta primeira década do Século XXI. Pela análise de características estilísticas do documentário Nostalgia de la luz (Chile, França, Alemanha, 2010) de Patrício Guzmán, tomamos como referência a análise histórica do estilo proposta por Bordwell (2009) e procuramos identificar as tessituras possíveis de se estabelecer entre o homem andino encenado e os estudos acerca de identidade latino-americana empreendidos por autores dos estudos culturais, como Martin-Barbero e Canclini. Ainda tomando as ideias de Bordwell nossa análise se centra na observação sistemática de três elementos da mise-en-scène do filme: 1) atuação dos atores; 2) cenários e 3) enquadramentos, que compõe nossos operadores analíticos. Assim, indo do produto midiático cinema documentário para as relações desse com a cultura propomos uma forma de entender o audiovisual como expressão da cultura, como cenário, objeto e agente das práticas sociais na contemporaneidade. Em suma, procuramos aqui observar as encenações do homem andino e os traços de sua identidade postos em cena em documentários realizados em um contexto e lógicas de produção especificas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEstilopt_BR
dc.subjectCinema documentáriopt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.titleTramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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