Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGGK
Type: Monografias de Especialização
Title: Elaboração de um manual para orientação de docentes no acompanhamento e avaliação de discentes de uma escola técnica de saúde do SUS
Authors: Wusula Francisca de Sousa Pitarelli
First Advisor: Simone Dutra Lucas
First Referee: Joao Henrique Lara do Amaral
Abstract: O presente trabalho originou-se da dificuldade encontrada, de um lado pela equipe técnica do Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás (CEPSAÚDE) em orientar seus docentes, e de outro dos próprios docentes, que em sua maioria ministram aulas no interior do Estado, em utilizar adequadamente os instrumentos de acompanhamento e avaliação de discentes. Pode-se afirmar que tais problemas ocorrem em todos os cursos da Escola, mas neste trabalho será utilizada a experiência com o Curso de Qualificação do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Com o tempo foram surgindo problemas que dificultam o bom acompanhamento da evolução do aluno, além das atividades de encerramento de curso e arquivamento da documentação. Então, há a necessidade de construção de um documento que oriente os Docentes quanto às formas corretas de preenchimento dos instrumentos. Foi escolhido o modelo de manual, pois por meio dele poderão ser feitos esclarecimentos detalhados. Busca-se com a elaboração e posterior utilização do documento diminuir o tempo decorrido entre o encerramento do curso e a expedição do certificado de conclusão do curso pela Secretaria Escolar; minimizar a quantidade de recursos humanos necessária para a finalização do curso; evitar o desgaste da equipe em refazer várias vezes o mesmo trabalho; economizar nas despesas com material para impressão, fax, telefones e carros oficiais. Dentre os instrumentos utilizados pelo CEP-SAÚDE foram selecionados os considerados mais importantes pela necessidade legal de guarda como documento histórico do aluno. São eles: Diário de Classe, Freqüência de Prática e Ficha de Avaliação de Desempenho Final.
Abstract: This work originated from the difficulty on one side by the technical staff of the Center for Health Professional Education in the State of Goiás (CEP-HEALTH) to guide their teachers, and others of the teachers themselves, who mostly teach classes within the State, to use properly the monitoring tools and evaluation of students. It can be argued that such problems occur in all courses of the School, but this work will be used to experiment with the Qualification Course of Community Health Agents (ACS). With time were emerging problems that hamper the smooth monitoring development of student activities beyond the closing stroke of the documentation and archiving. Then, there is the need to build a document that guides Teachers about the correct ways of completing the instruments. Was chosen as the model manual, for through him might be made detailed explanations. Search with the preparation and subsequent use of the document decrease the time between the end of the course and the issuance of the certificate of course completion by the School Department; minimize the amount of human resources required for completion of the course, avoid team wear redo several times in the same work, save on material costs for printing, fax, telephones and official cars. Among the instruments used by the CEP-HEALTH selected were those considered most important by the legal need to guard as a historical document of the student. They are: Daily Class, Frequency and Data Practice Performance Assessment Final.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGGK
Issue Date: 25-Apr-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wusula_francisca_de_sousa_pitarelli.pdf316.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.