Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGZD
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Queda e imanência: linguagem, alegoria e história em Walter Benjamin |
Authors: | Daniel Nehmy de Almeida |
First Advisor: | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
First Referee: | Imaculada Maria Guimarães Kangussu |
Second Referee: | Georg Otte |
Abstract: | Em seu livro Siete Ensaios sobre Walter Benjamin, a escritora e ensaísta Beatriz Sarlo afirma que as leituras de Benjamin podem ser compreendidas cm duas grandes correntes; os "comentaristas" e os "partidários". Os "comentaristas" seriam aqueles que fazem uma leitura estritamente filológica e canônica de Walter Benjamin. Em vez de parafraseá-lo à exaustão, tais autores se dedicam a uma interpretação mais crítica dos textos, aproximando-o da tradição e reconhecendo as relações dele com a estética e a filosofia. Os "partidários", ao contrário, querem mostrá-lo como um filósofo de vanguarda, vinculando-o muitas vezes aos estudos culturais e privilegiando um Benjamin sempre pronto a um diálogo com o presente. Os "partidários" afirmam que Walter Benjamin é um filósofo da atualidade capaz de pensar os temas da "Pós-modernidade", constantemente servindo de suporte teórico na análise de várias questões das ciências humanas. Interpretá-lo, seguindo a via hermenêutica destes autores, significa encontrar cm seu pensamento aqueles aspectos que dizem respeito à contemporaneidade. |
Subject: | Linguagem Filosofia Benjamin, Walter, 1892-1940 Filosofia Filosofia alema Séc XX Estética Filosofia Filosofia moderna Séc XX |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGZD |
Issue Date: | 4-Mar-2005 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_danielnehmydealmeida.pdf | 5.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.