Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKHMS
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
Authors: Bernard Pêgo Belisário
First Advisor: Claudia Cardoso Mesquita
First Co-advisor: André Guimarães Brasil
First Referee: Cesar Geraldo Guimaraes
Second Referee: Bruna Franchetto
Abstract: Esta dissertação propõe uma aproximação ao filme As Hipermulheres (2011), realizado em parceria entre o cineasta indígena Takumã Kuikuro, o antropólogo Carlos Fausto e o oficineiro formado no projeto Vídeo nas Aldeias Leonardo Sette. Esta aproximação se constitui de três movimentos analíticos. O primeiro deles busca caracterizar os modos como o filme imbrica, na sua mise-en-scène documentária, procedimentos e recursos narrativos da ficção. O segundo investiga as relações entre a câmera e os sujeitos que filma durante as performances ritualísticas, partindo da música como motor destas cenas fílmico-rituais. O terceiro movimento parte da categoria cosmológica nativa itseke (bicho-espírito) para analisar três momentos em que estas forças se fazem presentes no fora-de-campo do filme. Para este trabalho, elaborou-se uma metodologia de análise que articula conceitos do campo dos estudos do cinema e da comunicação, informações e reflexões etnográficas (e etnomusicológicas) e uma breve pesquisa de campo.
Abstract: This dissertation proposes an approach towards the film The Hyperwomen (2011), a result of a partnership between the indigenous filmmaker Takumã Kuikuro, the anthropologist Carlos Fausto and the former Video in the Villages project's instructor, Leonardo Sette. This approach consists in three analytical movements. The first one intents to characterize the manner in which the film enmeshes fictional procedures in its documentary mise en scène. The second one investigates the relationship between the camera and the filmed people during the ritual performances, considering music as an engine for these ritual-filmic scenes. The third movement starts from the native cosmological category itseke (animal-spirit) to analyze the three moments in which these forces are evoked in the film. For these analyzes, we developed a methodology that articulates concepts from the cinema/communicational studies, ethnographic/ethnomusicologic information and a brief field research.
Subject: Índios Kuikuro
Documentário (Cinema)
Comunicação
Cinema
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKHMS
Issue Date: 16-May-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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