Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRGZD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Henrique Augusto Nunes Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Natalia Martins Carneiro | pt_BR |
dc.creator | Alessandra Amaral Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T02:38:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T02:38:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-05 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRGZD | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta monografia é refletir sobre a importância em trabalhar o desenho no ensino da Arte na Educação Infantil, realizando um estudo sobre diferentes concepções. Observar suas possibilidades educativas dentro das propostas pelo RCNEI (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil). Dessa maneira, através de pesquisas bibliográficas, observação das práticas pedagógicas, buscou-se conhecer o tema a partir de um breve histórico do ensino das Artes e os parâmetros da educação infantil, enfatizando a expressão artística. Em seguida direciona-se o trabalho a conceituar arte e o desenho, para que perceba a atuação do mesmo dentro da educação infantil e sua importância. Após esse trabalho enfocando a busca de uma educação lúdica e estética, direciona-se o trabalho ao desenho, à capacidade que a criança tem de representar algo presente em seu cotidiano, destacando-se as etapas do desenho e as diversas formas de expressão artísticas. Vale ressaltar que no decorrer desse trabalho pôde-se perceber que trabalhar o desenho na Educação Infantil faz parte do cotidiano das crianças e que o Ensino de Artes na Educação Infantil é respaldado por diversos autores como no próprio Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Para melhor entendimento de como acontece o ensino de Artes na atualidade, abordamos o tema a prática pedagógica atual, observando a prática pedagógica dos docentes, a fim de pontuarmos como tem sido a pratica nas instituições de Educação Infantil. Dessa forma busca-se através desse estudo mostrar a necessidade de conhecer o significado da arte no desenvolvimento infantil, pois a falta de reconhecimento de sua importância esta relacionada muitas vezes na falta de conhecimento dos educadores, porque não tiveram o ensino de Artes em sua formação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.title | O desenho no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil: um estudo sobre diferentes concepções | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia___o_desenho_no_ensino_de_artes_visuais_na_educa__o_infatil___um__estudo_sobre_diferentes_concep__es.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.