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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
Authors: Zahira Souki Cordeiro
First Advisor: Maria Eugenia Dias de Oliveira
First Referee: Carlos Antonio Leite Brandao
Second Referee: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Abstract: Ler a obra de Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão, é uma aventura. Mas, dito assim, isso pouco acrescentaria, pois a leitura de qualquer obra fundamental de um pensador sempre pressupõe dificuldades, riscos e surpresas. No caso dessa obra, a leitura é uma viagem singular que implica em assumir o fragmento como ponto departida. Para Benjamin o mundo se apresenta expondo sua facefragmentada, e sua obra, que pretende espelhar este mundo, é composta de fragmentos. Os avanços e recuos do processo decriação estão ali mantidos. Qualquer retificação posterior que visasse a uma compreensão mais imediata faria com que a obra perdesse o seu poder de sugestão e descoberta. Na verdade, tal retificação poderia vir a destruir as próprias promessas que Benjamin pressentiu na sua intuição.
Subject: Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação
Teatro alemão História e crítica
Filosofia
Simbolismo na literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
Issue Date: 12-Mar-1992
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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