Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PRJUP
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Mulheres negras e baile funk: sexualidade, violência e lazer
Authors: Iara Felix Viana
First Advisor: Walter Ernesto Ude Marques
First Referee: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
Second Referee: Maria Ignez Costa Moreira
Abstract: O presente estudo tem por finalidade analisar o processo de construção social das feminilidades, em um bairro popular favelizado, denominado Conjunto Morro Alto, em Vespasiano-MG, bem como suas relações com a violência e o poder nos momentos de lazer em bailes funk. Desse modo, conhecer a trajetória, a cotidianidade de jovens meninas/mulheres1, lançando um olhar sobre os processos de construção dos sentidos sobre suas atividades; no que tange ao ser mulher e o tornar-se mulher, com suas historicidades e complexidades, representou um esforço relevante para a produção deste trabalho. Esta pesquisa foi sustentada por uma abordagem qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação de campo do tipo participante e grupos de discussão, com jovens meninas/mulheres, funqueiras e integrantes de grupos/Bondes. Trabalhou-se com as seguintes categorias teóricas organizadoras do estudo realizado: lazer, gênero, feminilidades, juventudes, violência e, no decorrer do estudo, emergiram, como categorias explicativas do campo pesquisado: o frequentar e dançar funk, a formação dos Bondes e seu pertencimento, os sentidos e significados para reconhecer-se como periguete, o empoderamento feminino no público e no privado em bairros populares. Verificou-se que as trajetórias de vida das meninas/mulheres são marcadas por ações de enfrentamento em distintos territórios masculinos que questionam relações de gênero, decorrendo inicialmente em transgressões tanto em casa quanto na rua. O território funk representou um dos espaços favoráveis à crítica de uma realidade supostamente prescrita, na qual elas tornam-se sujeitos de suas ações produzindo um ethos feminino singular.
Abstract: This study has the purpose of analyzing the process of social construction of femininity in a popular district favelizado called set Morro Alto, Vespasian-MG, as well as its links with violence and power in moments of leisure in funk parties. Thus, knowing the trajectory, the everyday life of young girls / women, glancing about the processes of construction of the senses about their activities, with respect to being a woman and becoming a woman, its historicity and complexity, represented an effort relevant to the production of this paper. This research was supported by a qualitative approach, in which semi-structured interviews were conducted, the type field observation and participant discussion groups with young girls / women, and members of groups funqueiras / Trams. Worked with the following theoretical categories organizers of study: leisure, gender, femininity, youth, violence, and during the study, emerged as explanatory categories researched field: attend the dance and funk, and the training of your Trams belonging, the meanings to recognize themselves as periguete, feminine empowerment in public and in private popular districts. It was found that the life trajectories of girls / women are marked by distinct actions for coping in male territories that challenge gender relations, stemming initially transgressions both at home and on the street. The territory represented a funk spaces favorable to criticism of supposedly prescribed a reality in which they become subjects of their actions producing a singular feminine ethos.
Subject: Lazer Aspectos sociais
Mulheres Condições sociais
Dança
Funk (Música)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PRJUP
Issue Date: 15-Mar-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final_iara_viana2014.pdf3.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.