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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O bom filho a casa sempre torna: análise do relacionamento entre a Universidade Federal de Minas Gerais e seus egressos por meio da informação
Autor(es): Tatiana Pereira Queiroz
primer Tutor: Claudio Paixao Anastacio de Paula
primer Co-tutor: Ligia Maria Moreira Dumont
primer miembro del tribunal : Geraldo Elvio Magalhaes
Segundo miembro del tribunal: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Tercer miembro del tribunal: Carlos Alberto Avila Araujo
Resumen: A manutenção do relacionamento com o aluno após a conclusão do curso não é, atualmente, uma rotina usual na maioria das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Essa conexão, fundamental para a consolidação e perpetuação dessas instituições, é concebida durante o período de realização do curso, sendo importante a promoção de experiências positivas por parte delas para a formação desses laços. A informação, neste caso, destaca-se por ser o amálgama dessa relação, uma vez que é por meio dela que o contato será mantido com os egressos. De outro lado, o sistema significa a materialização dessas informações, que, ao centralizá-las, com o intuito de atender tanto os egressos quanto o corpo gerencial da instituição, facilita a continuidade dessa relação. Diante desse contexto, houve a preocupação em investigar como acontece o relacionamento entre exalunos e a sua Universidade no caso, a UFMG, representada pelo seu programa de egressos: o Sempre UFMG. Por meio de um survey eletrônico, 1.445 ex-alunos de graduação e pós-graduação da referida Instituição responderam a questões que contemplaram três categorias de análise: perfil demográfico/acadêmico, perfil de identificação/vinculação e perfil de usuário da informação do Sempre UFMG. Após a descrição dos dados, a realização de associações entre algumas variáveis de interesse, com a utilização do teste qui-quadrado de Pearson, e o desenvolvimento de índices de avaliação da UFMG, utilizando a análise fatorial exploratória, observou-se grande propensão do egresso em se manter vinculado à Universidade, em especial, por meio do recebimento de informações, via e-mail, que privilegiem a continuidade dos estudos, como cursos de pós-graduação e de extensão. A maioria avaliou de modo bastante positivo a Instituição e, mesmo quando a avaliação não foi tão contundente, mostrou-se concordante com a Universidade. Algumas sugestões foram oferecidas, com a finalidade de aperfeiçoar o sistema de informações do Sempre UFMG e seus serviços, para facilitar a manutenção dos vínculos entre a Instituição e seus egressos.
Abstract: Keeping contact with the student after his/her graduation is not an usual habit found in most of current Brazilian Higher Education institutions.This connection, fundamental to the consolidation and continuation of these institutions, is conceived during the course of study, and the promotion of positive experiences is important to the construction of these bonds. Information, in this case, seems to stand out as it is through it that contact will be kept with alumni. On the other hand, the system implies the materialization of these pieces of information. When it centralizes them, in order to cater to both graduates and the management board of the institution, it facilitates the continuity of this relationship. Based on this context, we were interested in investigating how the relationship between former students and their university happens in this case, UFMG, represented by its former student program: Sempre UFMG. Through an electronic survey, 1445 undergraduation and graduation ex-students from the aforementioned institution answered questions that covered three categories of analysis: demographic/academic profile, identification/linking profile and the Sempre UFMG information user profile. After data description, making associations among some variables of interest, using Pearsons qui square test and UFMGs development assessment index, using exploratory factor analysis, we observed a high tendency of former students to maintain the connection with the university.That happened specially through the reception of information via email focusing on continuing studies, such as post-graduation and extension courses. The majority of interviewees had a positive evaluation of the institution and, even when it was not so scathing, it was still in agreement with the university. Some suggestions were given to improve Sempre UFMG information system and its services, in order to facilitate the bond maintenance between the institution and its former students.
Asunto: Universidade Federal de Minas Gerais
Ciência da informação
Universidades e faculdades
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PRKWC
Fecha del documento: 12-ago-2014
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