Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QBFST
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sergio Dias Cirinopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jose Simoes de Almeida Juniorpt_BR
dc.contributor.referee1Ernani de Castro Malettapt_BR
dc.contributor.referee2Liberia Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.referee3Silvania Souza do Nascimentopt_BR
dc.creatorReginaldo dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T05:55:40Z-
dc.date.available2019-08-14T05:55:40Z-
dc.date.issued2014-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QBFST-
dc.description.abstractIt is necessary to value the symbolic access to a theater event (attending to a theater), either as an experience and as an access to a cultural asset, much higher than the value of the physical access so that it may change a subjects view of the theater. The Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) - Program of Formative Attitudes in Theatre from the Projeto Conexão Galpão BH/MG Galpão Connection Program BH/MG aims to work in the field of symbolic and seeks to link the act of attending to the theater to mediation proposals with teachers of earlier grades of elementary school. This mediation considers the subjects emancipation and his/her personal experience as a proposal for teaching theater, opposing to the idea of passing along knowledge in the educational environment. The present research aimed to investigate how different kinds of knowledge approaching theater are organized by teachers of the lower grades of the elementary school, before and after attending the PAFT. Free word association tests were performed with four groups of teachers, whereas two of these groups were tested prior to participating in the PAFT and two after participation. Since the very beginning, videos and texts which had been stored by the Galpão Connection Program were also studied. As theoretical background we used the concept of emancipation, of event and experience, and also the Social Representation Theory. When interpreting the results, starting from the free word association test, we concluded that the word "culture" was presented as the Central Nucleus of representations for those teachers who had not participated in the PAFT and "Emotion" was the Central Nucleus of representations for those teachers who had participated. Through the content analysis, we also reached three categories: 1) Representations about the event (theater performance), 2) Representations about the theater as an educational tool and 3) Representations about the students experience. The results show that the significance of theater for the involved teachers, changed after the participation in the PAFT, considering that the teachers explanations, concepts, positions and statements value in a higher level the experience lived by the student at the theater, if compared to the outside view in associations previous to the participation in the PAFT.pt_BR
dc.description.resumoPara que o acontecimento teatral (ida ao teatro) como experiência e como acesso a um bem cultural, possa alterar o olhar do sujeito em relação ao teatro, faz-se necessário a valorização do acesso simbólico, para além do acesso físico. O Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) do Projeto Conexão Galpão BH/MG, objetiva o trabalho no campo do simbólico e busca articular a ida ao teatro a propostas de mediação junto a professores das primeiras séries do ensino básico. Essa mediação considera a emancipação do sujeito e sua experiência pessoal como proposta de ensino do teatro, em contraposição à ideia de transmissão de conhecimento no meio educacional. A pesquisa teve como objetivo investigar como se organizam os saberes sobre teatro dos professores das séries iniciais do ensino básico, antes e depois de participarem do PAFT. Foram realizados testes de associação livre de palavras com quatro grupos de professores, sendo que dois destes grupos fizeram o teste antes da participarem do PAFT, e dois após a participação. Foram analisados, também, registros em vídeos e textos armazenados pelo Projeto Conexão Galpão desde o seu início. Como aporte teórico utilizamos o conceito de emancipação, de acontecimento e experiência, e também a Teoria das Representações Sociais. Na interpretação dos resultados, a partir do teste de associação livre de palavras, concluímos que a palavra cultura se apresentou como Núcleo Central das representações dos professores que ainda não haviam participado do PAFT, e emoção, como Núcleo Central das representações dos professores que já tinham participado. Através da análise de conteúdo chegamos também a três categorias: 1) Representações sobre o acontecimento (espetáculo teatral), 2) Representações sobre teatro como instrumento pedagógico e 3) Representações sobre a experiência vivida do aluno. Os resultados mostraram que as significações sobre teatro dos professores participantes, sofrem uma alteração após sua participação no PAFT, uma vez que suas explicações, seus conceitos, suas posições e comunicações passam a valorizar mais a experiência vivida do aluno no teatro, em relação ao olhar exteriorizado das associações anteriores à participação no PAFT.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAcontecimento teatralpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro escolar  pt_BR
dc.subject.otherTeatro na educação pt_BR
dc.subject.otherRepresentações sociais pt_BR
dc.titleUm olhar sobre a formação continuada em teatro para professores das primeiras séries do ensino básico: acontecimento e experiência no projeto Conexão Galpão/ BHpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_reginaldo_santos_finalizada.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.