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metadata.dc.type: Dissertação de Mestrado
Title: História da capoeira de rua de Belo Horizonte (1970-1990): manifestação cultural, lazer e política na sociedade moderna
metadata.dc.creator: Vinicius Thiago de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Walter Ernesto Ude Marques
metadata.dc.contributor.referee1: José Luiz Cirqueira Falcão
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigo Ednilson de Jesus
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a capoeira de rua de Belo Horizonte (1970-1990) em seu processo de transformação, buscando revelar a história de sua origem e de seu desenvolvimento durante esse período. A escolha do tema desta pesquisa se deu a partir da minha experiência nas rodas de rua de Belo Horizonte que se realizavam no centro da cidade, aos domingos na Praça Sete e Parque Municipal. Este estudo foi fundamentado a partir da epistemologia da complexidade e da teoria histórico-cultural. A metodologia desta pesquisa se desenvolveu com base no método de história-oral. Foram entrevistados seis sujeitos que participaram deste processo de produção cultural entre o período de 1970 a 1990. Este trabalho foi importante por se tratar da história da capoeira de Belo Horizonte, um tema pouco explorado entre pesquisadores. Realizou-se uma descrição e interpretação dos processos motivacionais relacionados com ensino, aprendizagem e treinamento dos sujeitos no referido período histórico. Além disso, foram descritos os processos de organização e funcionamento das rodas de rua. Esta análise possibilitou concluir que a capoeira de rua constituía-se como um modelo de organização de grande expressividade durante as décadas de 1970 e 1980, sendo estruturado por meio das interações locais entre os sujeitos de prática. Nesse processo histórico, também foi possível observar algumas descontinuidades provocadas, em grande medida, por um processo de institucionalização dessa atividade de lazer, o que fez sobressair o modelo dos grupos de capoeira. Esta investigação demonstrou que tais descontinuidades históricas foram fortemente influenciadas pelas tendências globalizantes da sociedade moderna. Dessa maneira, foram apresentadas algumas críticas com relação ao modelo dos grupos de capoeira angola, regional e contemporânea por meio da descrição e interpretação dos processos que possibilitaram a sua emergência e consolidação, bem como as implicações que a hegemonia desse modelo pode produzir em relação às outras possibilidades de organização desta atividade.
Abstract: The aim of this work was to analyze the Belo Horizontes Street Capoeira (1970-1990) in its transformation process, searched to reveal the history of its origin and its development during this period. The theme choice of this research occurred by my experience in the Belo Horizontes street wheels in Praça Sete square and Parque Municipal on the sundays, in the center of the city. This study was based from the complexity epistemology (MORIN, 1996) and cultural-historical theory (REY, 2004). The methodology of this research was developed from the method of verbal history. Six subjects, thats participated on this cultural process between 1970 and 1990 period, had been interviewed. This research was important for unmasked the capoeira historical process development in the Belo Horizontes city, what was few explorated by researchers. Thus, was make a description and interpretation of the motivations processes to teach, learning and training showed for subjects. The processes of organization and functioning of these street wheels was described too. Thats research concluded that Street Capoeira was a organization model that had a great expression during the 1970 and 1980 decade, being structuralized basically from the local interactions between the subjects. That historic process, was possible to observe some discontinuities provoke for a leisure institutionalizing process, which had provided the Capoeiras Groups model emerge. This investigation demonstrated that historical discontinuities was strongly influenced by the trends globalizes of the modern society (GIDDENS, 2002). In this manner, was make a critical to the model of the Capoeiras Groups - Angola, Regional and Contemporary - for the description and interpretation of the processes which made possible its emergency and consolidation, as well as the implications thats hegemony model can produce in relation to the other possibilities to organized this activity.
metadata.dc.subject.other: Capoeira História
Cultura
Lazer
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QUG42
Issue Date: 27-Mar-2013
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