Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9R7H8L
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Alberto Oliveira Goncalvespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jose Maria Penido Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Alisson Araújopt_BR
dc.contributor.referee2Joel Alves Lamounierpt_BR
dc.contributor.referee3Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.contributor.referee4Rogerio Correia da Silvapt_BR
dc.creatorSarah Silva Abrahãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:22:57Z-
dc.date.available2019-08-12T12:22:57Z-
dc.date.issued2014-03-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9R7H8L-
dc.description.abstractThe objective of this thesis was identify the believes and expectations of the families about the future of the children and adolescents that made a kidney transplant. The research was made between December of 2011 and February of 2012, on Pediatric Kidney Transplant Ambulatory from Clinic's Hospital from Federal University of Minas Gerais. Twelve mothers and one father of these kidney transplant children and adolescents were interviewed, when accompanying them in the treatment. On this study was utilized a semi structural interview with three basic questions about the transplant experience, the post-transplant and the expectation to the adult life of the transplant child. The dates were analyzed in two theorists models: Collective Individual Discourse Analyses and Critical Discourse Analyses. In synthesis, the study shows that the emotional support for the families to deal with a new situation post-transplant has been offered not only by religion, but also by the science, through the professional's health, that help to increase the conviction of a new stagy install in his son's life and in his own family's life. Finally, the families incorporate a dobble responsability: accompany nearly the treatment to don't suffer undesirable interruption and to create strategies that take these children and adolescents to be, gradativity, subject of them own treatment. The study yet stand out how the exchange of experience and interactions that they live on the ambulatory, with the health professionals or with others parents that be there to the same objective, could perform a support paper on the reconstruction of their lives and their hopes.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente tese foi identificar as crenças e expectativas de familiares sobre o futuro de crianças e adolescentes que passaram por transplante renal. A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, no Ambulatório de Transplante Renal Pediátrico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Contou com a participação de doze mães e um pai destas crianças e adolescentes transplantados renais que foram entrevistados no momento em que acompanhavam seus filhos no tratamento. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, com três questões básicas a respeito da experiência presente, o período pós-transplante e a expectativa para a vida adulta do transplantado. Os dados foram analisados por dois modelos teóricos: Análise de Discurso do Sujeito Coletivo e Análise do Discurso Crítica. Em síntese, o estudo mostrou que o suporte emocional para os familiares lidarem com a nova situação pós-transplante tem sido oferecido não só pelo avanço da ciência e melhor capacitação dos profissionais de saúde, mas também pela religião e redes de solidariedade que têm ajudado a aumentar a convicção de que um novo estágio se instala na vida do filho e na da própria família. Percebeu-se, por fim, que os familiares incorporam uma dupla responsabilidade: a de acompanhar de perto o tratamento para que este não sofra nenhuma interrupção indesejável e a de criar estratégias que levem essas crianças e adolescentes a se tornarem, gradativamente, sujeitos de seu próprio tratamento. O estudo destaca ainda, o quanto as trocas de experiências e as interações que os familiares vivenciam no ambulatório, seja com os profissionais da saúde ou com os outros pais que ali se encontram para o mesmo fim, podem desempenhar um papel de suporte na reconstrução de suas vidas e de suas esperanças.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamiliarespt_BR
dc.subjectExpectativaspt_BR
dc.subjectRenalpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectTransplantept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subject.otherPapel do doentept_BR
dc.subject.otherTransplante de rim/psicologiapt_BR
dc.subject.otherAtitude frente a saúdept_BR
dc.subject.otherPais/psicologiapt_BR
dc.subject.otherPacientes/psicologiapt_BR
dc.subject.otherAltruísmopt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.subject.otherRins Transplantept_BR
dc.subject.otherAnsiedadept_BR
dc.subject.otherFamília/psicologiapt_BR
dc.subject.otherEstresse psicológicopt_BR
dc.subject.otherCriançapt_BR
dc.subject.otherPediatriapt_BR
dc.titleCrenças e expectativas de familiares sobre o futuro de crianças e adolescentes que passaram por transplante renalpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_sarah_abrah_o__.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.