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Type: Tese de Doutorado
Title: Cálculo em ação, modelagem e parcerias: possibilidades para aprendizagens expansivas em um contexto de formação em Engenharias
Authors: Rutyele Ribeiro Caldeira
First Advisor: Jussara de Loiola Araujo
First Referee: Maria Manuela Martins Soares David
Second Referee: Teresinha Fumi Kawasaki
Third Referee: Lourdes Maria Werle de Almeida
metadata.dc.contributor.referee4: Sueli Liberatti Javaroni
metadata.dc.contributor.referee5: Francisco Angelo Coutinho
Abstract: Esta tese apresenta a gênese e o desenvolvimento de uma pesquisa que buscou compreender as possibilidades de aprendizagens expansivas que podem ser evidenciadas nas e pelas atividades desenvolvidas por um Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem Matemática - GEPMM em um contexto de formação em Engenharias. Ancorada nos aportes da teoria histórico-cultural da atividade e da aprendizagem expansiva, a investigação objetivou o estabelecimento de um diálogo com teóricos que discutem Modelagem na Educação Matemática, focando nos contextos de formação em Engenharia. Os desdobramentos da pesquisa foram norteados pela abordagem qualitativa, por meio de uma intervenção formativa proposta por Engeström e Sannino (2010b), caracterizada pela constituição do GEPMM, que se engendrou baseado na premissa de que os conteúdos das disciplinas de Cálculo ocupam lugar de ferramentas ou instrumentos necessários para a formação em Engenharia um Cálculo em ação. Com isso, o GEPMM se configurou como um espaço formativo alternativo. A construção dos dados para a presente investigação se deu por meio de observações, entrevistas, registro de diário de campo e mensagens eletrônicas. O processo de análise e interpretação dos dados construídos foi desenvolvido com base no próprio processo de constituição do GEPMM, como um ciclo de ações potencialmente expansivas (ENGESTRÖM; SANNINO, 2010b), que possibilitou o preenchimento da matriz para análise da aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 2001). Os dados construídos fizeram emergir quatro modalidades analíticas. A constituição do referido espaço formativo alternativo GEPMM - ampliou as possibilidades de interações entre os sujeitos e os respectivos objetos de suas múltiplas atividades, possibilitando aprendizagens expansivas, que se manifestaram, como: 1) transposição de fronteiras e construção de redes parcerias; 2) movimento na zona de desenvolvimento proximal da atividade docente-discente; 3) transformações qualitativas do objeto da atividade de modelagem matemática; 4) ciclos de ações potencialmente expansivas. Ao analisar a referida intervenção formativa, observa-se, ainda, subsídios necessários para considerar que o engajamento nas atividades do GEPMM pode, de fato, representar significativas contribuições para a formação continuada de professores em suas próprias práticas, ampliando, assim, os respectivos horizontes de atuação nas mais diversas dimensões cotidianas de trabalho.
Abstract: This thesis presents the genesis and development of a research aimed to understand the possibilities of expansive learning that can be evidenced in and by the activities developed by a Group of Studies and Research in Mathematical Modeling - GSRMM, in a context of formation in Engineering. Anchored in the contributions of the Historical-Cultural Activity Theory and Expansive Learning, this research aimed to establish a dialogue with theorists who argue Modeling in Mathematics Education, focusing on formation contexts in Engineering. The developments of the research were guided by the qualitative approach, through a formative intervention proposed by Engeström and Sannino (2010), characterized by the constitution of GSRMM in the context of formation in Engineering. The GSRMM it engender based on the premise that the disciplines of Calculus take place of tools or instruments necessary for formation in Engineering - A calculus in action. With this, the GSRMM appears as an alternative formation space in the context of formation in Engineering. The construction of the data for this research was happened by observations, interviews, record field diary and email messages. The process of analysis and interpretation of data built was developed based on the process of formation of GSRMM as a potentially expansive cycle of actions (ENGESTROM; SANNINO, 2010), which enabled the completion of the 'matrix' for the analysis of the expansive learning (ENGESTROM, 2001). The data constructed made emerge four analytical methods in an attempt to understand the possibilities of expansive learning, which can be evidenced in and by a GSRMM activities in the context of formation in Engineering. The constitution of that alternative formation space (GSRMM) expanded the possibilities of interactions between subjects and their objects of its multiple activities, enabling expansive learning, which manifested as: 1) across boundaries and building networks - partnerships; 2) move the zone of proximal development of teacher-student activity; 3) qualitative transformations of the object of the activity of mathematical modeling; 4) cycles of potentially expansive actions. Analyzing this formation intervention, it is observed also grants necessary to consider that engaging in activities GSRMM, may indeed, represent an important role in the continuing education of teachers in their own practices, thus expanding, their horizons of action in various dimensions of everyday work.
Subject: Educação
Engenharia Estudo e ensino
Cálculo
Aprendizagem
Engenheiros Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPN3K
Issue Date: 27-Aug-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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