Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPNGD
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A escolarização da leitura literária na alfabetização de pessoas adultas e idosas
Autor(es): Daiane Marques Silva
primer Tutor: Maria Lucia Castanheira
primer miembro del tribunal : Hercules Toledo Correa
Segundo miembro del tribunal: Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumen: Este estudo examinou as condições que adultos e idosos encontram para ler textos literários no Ensino Fundamental, no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Adotou-se uma perspectiva social do letramento no desenvolvimento desta pesquisa que está inserida no campo de discussão acerca da alfabetização e do letramento (SOARES, 2003) e do letramento literário (COSSON, 2009) de adultos e idosos. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido por meio da observação participante (BECKER, 1997; TURA, 2003) em uma turma de alfabetização de uma escola da rede particular de ensino, ao longo de um semestre letivo do ano de 2013. Foram registradas por meio de gravações em vídeo e notas de campo um total de 66 aulas. Além disso, o banco de dados inclui registros em áudio de entrevistas realizadas com alunos e professores. Ao longo do processo investigativo, buscou-se uma aproximação com o ponto de vista dos participantes, com o objetivo de compreender os significados da leitura literária para o grupo. A análise das entrevistas realizadas com os participantes e do cotidiano da sala de aula indicaram que o lugar da literatura nesse segmento de ensino é bastante restrito e está subordinado ao ensino da decodificação e ao trabalho com outros conteúdos curriculares. Além disso, que o tamanho da letra, a pertinência do texto ao universo adulto, o acesso ao texto em seu suporte original e a possibilidade de conversar sobre o texto lido são aspectos a serem considerados no enfrentamento de desafios para a adequada escolarização da leitura literária no contexto do Ensino Fundamental para jovens, adultos e idosos.
Abstract: This study examined conditions in which adult and elderly people read literary texts in elementary school, in the context of Youth and Adult Education. In order to do that, we adopted a social perspective of literacy in the development of this research which is inserted on the discussion field concerning the alphabetization and literacy (SOARES, 2003) and of the literary literacy (COSSON, 2009) for adults and seniors. This is a case study developed through participant observation (BECKER, 1997; TURA, 2003) in a literacy class in a private school during one semester of 2013. Interviews with students and teachers, and observation of sixty-six classes were held. The database developed for this study contains audio and video recordings, field notes and copies of artifacts produced by research participants. Throughout the research process, we sought a rapprochement with the point of view of the participants, with the goal of understanding the meanings of literary reading for the group. Data analysis showed that the place of literature in this education segment is very limited and is subject to the teaching of decoding and working with other curriculum contents. Furthermore, the font size, the texts relevance to the adult world, the access to literary texts in their original support and the chance to talk about the text being read should be considered when facing challenges to adequate schooling of literary reading in the context of basic education for youth, adults and seniors.
Asunto: Alfabetização de adultos
Leitura
Literatura Estudo e ensino
Educação
Letramento
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPNGD
Fecha del documento: 31-jul-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
daiane_silva___a_escolariza__oda_leitura_liter_ria_na_alf.pdf9.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.