Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPPYN
Type: Monografias de Especialização
Title: O papel das práticas educativas no controle glicêmico e prevenção de complicações para o paciente diabético: uma revisão integrativa
Authors: Karine Rodrigues da Silva
First Advisor: Vanessa Patrocínio de Oliveira
First Referee: Sonia Maria Nunes Viana
Second Referee: Cinara Hollerbach
Abstract: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de descrever o diabetes em sua esfera geral bem como identificar o papel das práticas educativas no controle da glicemia e conseqüente prevenção das complicações do diabetes, através de artigos sobre práticas educativas para indivíduos com diabetes, disponíveis nas bases de dados eletônicos: National Library of Medicine (MEDLINE), Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library On Line (SCIELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), visando atender a recomendação da literatura de que se busquem diferentes fontes para o levantamento de publicação. Foram incluídas neste estudo pesquisas apresentadas em foram de artigo no período de 2003 a abril de 2013, no idioma português, disponível nas bases de dados gratuitas e dispostos na forma íntegra para o acesso, totalizando 7 artigos sendo 3 no Scielo, 3 no Lilacs e 1 no BDENF. Os resultados mostram que as práticas educativas são desenvolvidas, principalmente, com a equipe multiprofissional, e envolvem temáticas que refletem o cotidiano do viver com diabetes. Estas práticas são difundidas, principalmente através de grupos, trazendo benefícios, não só para o indivíduo com diabetes, mas também para o profissional de saúde. Uma estratégia com importante reflexo na atenção ao paciente diabético é o ensino das diversas práticas educativas nas Universidades, o que seria vivenciado nos estágios e posteriormente trabalhado na atenção em saúde.
Abstract: This is an integrative literature review with the aim of describing diabetes in their general sphere and identify the role of educational practices on glycemic control and prevention of complications resulting from diabetes, through articles about educational practices for individuals with diabetes available in the databases eletônicos data: National Library of Medicine (MEDLINE), Latin American Literature Health Sciences (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Database of Nursing (BDENF) to meet the recommendation that it seek different sources to survey published literature. Were included in this research study were presented in the paper from 2003 to April 2013 in the Portuguese language , available on the basis of free and full data arranged in order to access a total of 7 articles in Scielo and 3, 3 and Lilacs 1 in BDENF. The results show that the educational practices are developed mainly with the multidisciplinary team, and involve themes that reflect the daily life of living with diabetes. These practices are disseminated mainly through groups, bringing benefits not only to the individual with diabetes, but also for the health professional. A strategy with significant reflection in diabetic patient care is the teaching of the various educational practices in universities, which would be experienced in stages and later worked in health care.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPPYN
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_cefpeps_pronta___karine.pdf145.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.