Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RQG9K
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luiza Gabriela de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.creator | Renata Alves Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T23:52:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T23:52:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RQG9K | - |
dc.description.resumo | Ensinar Ciências por Investigação é uma forma de promover o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de decisão pelos estudantes. Temas de Educação em Saúde (ES) quando aplicados ao ensino de ciências a partir desta proposta, recebem consideráveis contribuições para uma melhor aprendizagem dos conteúdos por parte dos alunos. A partir da importância do ensino de Ciências para ES, o presente trabalho visa responder como o ensino de ciências por investigação instrumentaliza a ES e poderá tornar o aprendizado mais efetivo para alunos do sexto ano do ensino fundamental que representam, em partes, a população da cidade de Governador Valadares. O objetivo deste trabalho é propor uma atividade prática de pesquisa de campo e análise da mesma realizada e socializada pelos estudantes, aliado à construção de uma mosquitérica que tem por objetivo uma melhor compreensão do ciclo de vida de mosquitos como o próprio Aedes aegypti transmissor da Dengue, promovendo assim uma aprendizagem mais efetiva ao tema da doença que tem ocorrido com grande incidência no município de Governador Valadares. Os resultados demonstram que a metodologia investigativa como sendo de grande relevância ao ensino de ciências e ES. Os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs temas transversais Saúde (BRASIL, 1997), Conteúdos Básicos Comuns CBCs (MINAS GERAIS, 2006) identificam a necessidade desta abordagem para promover a formação de cidadãos conscientes que busquem por melhorias dos níveis de saúde pessoal e da população. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
dc.subject | Dengue | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Educação sanitaria | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Educação em Saúde: abordagem da temática dengue no ensino de ciências por meio de uma atividade prática investigativa | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_finalizada_17_set_2014.pdf | 436.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.