Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RQG9K
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação em Saúde: abordagem da temática dengue no ensino de ciências por meio de uma atividade prática investigativa
Autor(es): Renata Alves Nunes
primer Tutor: Luiza Gabriela de Oliveira
primer Co-tutor: Marina de Lima Tavares
Resumen: Ensinar Ciências por Investigação é uma forma de promover o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de decisão pelos estudantes. Temas de Educação em Saúde (ES) quando aplicados ao ensino de ciências a partir desta proposta, recebem consideráveis contribuições para uma melhor aprendizagem dos conteúdos por parte dos alunos. A partir da importância do ensino de Ciências para ES, o presente trabalho visa responder como o ensino de ciências por investigação instrumentaliza a ES e poderá tornar o aprendizado mais efetivo para alunos do sexto ano do ensino fundamental que representam, em partes, a população da cidade de Governador Valadares. O objetivo deste trabalho é propor uma atividade prática de pesquisa de campo e análise da mesma realizada e socializada pelos estudantes, aliado à construção de uma mosquitérica que tem por objetivo uma melhor compreensão do ciclo de vida de mosquitos como o próprio Aedes aegypti transmissor da Dengue, promovendo assim uma aprendizagem mais efetiva ao tema da doença que tem ocorrido com grande incidência no município de Governador Valadares. Os resultados demonstram que a metodologia investigativa como sendo de grande relevância ao ensino de ciências e ES. Os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs temas transversais Saúde (BRASIL, 1997), Conteúdos Básicos Comuns CBCs (MINAS GERAIS, 2006) identificam a necessidade desta abordagem para promover a formação de cidadãos conscientes que busquem por melhorias dos níveis de saúde pessoal e da população.
Asunto: Educação sanitaria
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RQG9K
Fecha del documento: 7-jun-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_finalizada_17_set_2014.pdf436.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.