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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitores: um mapeamento de suas iniciativas e articulações na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte RME- BH
Authors: Juliana Alves Moreira
First Advisor: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
First Referee: Maria Zelia Versiani Machado
Second Referee: Maria da Conceicao Carvalho
Third Referee: Ligia Maria Moreira Dumont
Abstract: A proposição de estudo sobre as práticas educativas bibliotecárias de formação de leitores objetivou extrapolar o discurso estanque da inexistência e/ou inadequabilidade do trabalho bibliotecário quanto aos processos relativos a leitura e a formação do leitor na escola e biblioteca escolar. Sustentado pela oportunidade empírica fornecida pelo também premiado Programa de bibliotecas da RME-BH, o mapeamento dessa prática em curso viabilizou a identificação e a análise do que vem sendo realizado e contribui para buscar a necessária consolidação de uma prática bibliotecária ainda recente e esparsa no contexto educacional brasileiro. A prática bibliotecária da RME-BH materializada ações e atividades (projetos) fundamenta-se em sete princípios norteadores, derivados das categorias temáticas da análise de conteúdo, a saber: Ação, Diversidade, Equipe, Letramentos, Mediação, Parceria/Colaboração e Planejamento/Tempo. Esses princípios conjugam, em relação à escola e a biblioteca, as possibilidades e limitações para a efetivação da prática e, paralelamente, as revelam como educativas e de formação do leitor. Elas se constituem, ainda, como e mediativas por excelência e, de fato, orientadas para um trabalho colaborativo. Essa última constatação foi a mais expressiva da pesquisa, posto que a delimitação do princípio da Parceria/Colaboração representa um avanço recorrentemente requerido, porém, muitas vezes não concretizado, da parceira e colaboração entre bibliotecários e professores quanto ao trabalho com a leitura. Todavia, a limitação imposta pela ausência formal de integração da prática educativa bibliotecária de formação de leitores ao processo de ensino aprendizagem na escola, vem contribuindo para tornar esse trabalho mediativo e compartilhado restrito à parcerias escassas e recorrentes. Por outro lado, também tem comprometido o planejamento, a execução e a própria avaliação do que é cotidianamente realizado nas bibliotecas escolares e nas escolas. Assim, a análise dos princípios evidencia a construção coletiva de uma identidade para o trabalho bibliotecário escolar quanto a formação do leitor bem como relativiza a aposta na consolidação desse trabalho apenas centrada no esforço individual o protagonismo esperado desse profissional. Mais que produzir um registro histórico de uma realidade diferenciada no contexto brasileiro, essa pesquisa, sem dúvida, abre um caminho para explorar cada vez mais a discussão acerca do que pode ser a prática educativa bibliotecária de formação de leitores objetivando o seu constante e regular aperfeiçoamento.
Abstract: The proposition of study on the educational practices of training librarians readers aimed extrapolate watertight speech absence and / or inadequacy of library work on the procedure for reading and the formation of the reader at school and school library. Supported by empirical opportunity provided by also winning "program libraries" of RME-BH, the mapping of this ongoing practice enabled the identification and analysis of what has been done and contributes to fetch the necessary consolidation of a librarian practice still recent and sparse the Brazilian educational context. The practice of librarian-BH materialized RME actions and activities (projects) based on seven guiding principles, the themes derived from the content analysis, namely: Action, Diversity, Team, Literacies, Mediation, Partnership / Collaboration and Planning / time. These principles combine, in relation to the school and the library, the possibilities and limitations for effective practice and, in parallel, reveal how the education and training of the reader. They also constitute as mediative and par excellence and, in fact, oriented collaborative work. This latter finding was the most significant research, since the definition of the principle of Partnership / Collaboration represents a breakthrough recurrently required, however, often not realized, the partnership and collaboration between librarians and teachers how to work with the reading. However, the limitation imposed by the absence of formal integration of educational practice librarian training of readers to the process of teaching and learning in school, has contributed to make this meditative work and shared scarce and restricted to recurrent partnerships. On the other hand, also has committed the planning, execution and evaluation itself than is routinely performed in school libraries and schools. Thus, the analysis highlights the principles of collective construction of an identity for the school library work as well as training of the reader relativize towards the consolidation of this work focused only on individual effort - the protagonist - expected this professional. Produce more than a historical record of a different reality in the Brazilian context, this research certainly opens a way to explore more and more discussion about what can be educational practice librarian training aiming your readers regular and constant improvement.
Subject: Bibliotecas escolares Belo Horizonte (MG)
Bibliotecários Educação
Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RQGWB
Issue Date: 20-Aug-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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