Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RTFKW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (MG- 1950 /1960/ 1970)
Autor(es): Ana Paula Pedersoli Pereira
primer Tutor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Resumen: O objetivo desta dissertação foi compreender práticas de transmissão e aprendizagem de leitura e escrita que circularam na socialização familiar vivenciadas por crianças na zona rural, no período de 1950 a 1970. Buscou-se relacionar os aprendizados da cultura escrita com a influência ou não da/na escolarização nas práticas familiares, buscando entender modos de penetração da escola no ambiente doméstico, assim como a influência de outras instâncias sociais. A escolha do período decorreu dos dados das trajetórias de seis sujeitos que foram localizados em sondagens relacionadas às memórias de alfabetização. No plano metodológico, utilizou-se da história oral por ser esta uma dimensão teórico-metodológica que permite constatar diretamente os sujeitos e sua percepção da experiência vivida em momentos relativamente recentes. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre alfabetização, história da alfabetização, letramento e cultura escrita que evidenciam os diferentes modos de participação de indivíduos nas práticas culturais relacionadas à escrita, por meio das diversas instâncias de socialização. Os conceitos de cultura escolar e os estudos sobre história da alfabetização foram utilizados para compreender os modos de transmissão, os materiais, assim como a relação entre as práticas familiares e a instituição escolar. A análise das práticas familiares de transmissão da escrita e de seu uso buscou recuperar as estratégias familiares em torno da transmissão da leitura e da escrita, o contexto de letramento em casa, as materialidades utilizadas, o capital adquirido e/ou herdado, as estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa explicam algumas mobilizações das famílias em torno dessa transmissão: aprender a ler e escrever em casa por proteção; pela distância da escola, pela falta de meios de transportar os filhos; por ser mulher e ainda, por interesse pessoal. Os dados também evidenciam que os pais investem no ensino da tecnologia da escrita para seus filhos desde a idade de cinco anos. As experiências domésticas de transmissão dialogam com matérias e métodos escolares, mas também foram apreendidos aspectos singulares que mostram a invenção de maneiras de transmissão e a relação desse aprendizado com os diversos usos que as famílias fazem da leitura e da escrita, seja com fins de atividade de ensino, de atividades comerciais, religiosas, ou, simplesmente, pelo interesse pessoal.
Abstract: The present research aims at understanding the processes that involved the transmission and learning of reading and writing skills that took place within the home environment by children who lived in the rural zone during the period from 1950 to 1970. There has been an effort to relate the learning of the reading culture to the influence or to the lack thereof of scholarly familiar practices, trying to understand how the influence of school penetrates in the home environment, as well as how other social instances may also be influential in such a process. The choice of the time span selected for this work is based on the data associated with six subjects we managed to locate in our investigation and in documents on memories of the process of literacy. Concerning the methodological plan, oral history was chosen since it is an approach that allows direct access to subjects and their perceptions on their perspectives of their own experiences in relatively recent moments. From the theoretical point of view, this work searched for a dialogical relation between the studies on literacy and written culture that highlights the different ways of participation of subjects in the cultural practices related to writing through various instances of socialization. Concepts related to scholarly culture and studies on the history of literacy were substantial for understanding the different modes of transmission, the material and teaching aids as well as the relation between how familiar practices, teaching aids and scholarly institution actions relate. The analysis of the home environment practices on the transmission of writing and its usage seems to have make up for the family strategies concerning the transmission of writing and reading skills, the context of literacy within the home, the materials available, the capital either acquired of inherited, teaching and learning strategies. The results of the present research indicate some relevant motivations of the family concerning such a transmission: to learn how to read and write at home because of protective actions, or for the distance between home and school, for the lack of facilities of transportation to and from school, for the reason of being a female, and also for personal interest. There are also evidences of the parents investments on the teaching/learning of technologies of writing for their children from the age of 5 on. Experiences of transmission of the teaching/learning processes relate to subjects and methods used by schools, however, some singular aspects show innovative means of transmission and the relation of such processes to the various means that families attribute to the reading and writing skills, such as, teaching intentions, commercial activities, religious purposes, or, simply, for personal interest.
Asunto: Educação Participação dos pais
Letramento
Educação Historia Minas Gerais
Alfabetização Historia
Educação no lar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RTFKW
Fecha del documento: 25-feb-2013
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
trabalho___ana_paula_pedersoli.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.