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dc.contributor.advisor1Antonio Artur de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Hudson Fernandes Amaralpt_BR
dc.contributor.referee2Nilson Tadeu Ramos Nunespt_BR
dc.creatorBruno de Carvalho Lanapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T00:40:27Z-
dc.date.available2019-08-11T00:40:27Z-
dc.date.issued2014-02-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWJG9-
dc.description.abstractThe economic feasibility of an investment in transportation is directly related to its demand forecast. However, several international studies have already identified the presence of bias in demand forecasts made for road and rail projects. This bias is explained by political reasons, funding disputes, modeling errors, strategic behaviour or the optimism of the planners. These systematic errors distort the assessment of projects and the decision for allocating scarce resources of society, reducing its welfare. Additionally, the nonoccurrence of the expected revenue undermines the operation of the road projects, which may cause the inability to fulfill contractual obligations. The lack of a culture of monitoring the outcomes of transportation projects after their implementation impairs the verification and estimation of the size of the bias, thus stimulating bias persistence over time. This study has established a methodology for monitoring the demand and the fulfillment of the investment schedule of Brazilian toll roads. A reference database was constructed with the collection and organization of the observed and forecasted demand in 41 Brazilian road concessions. An overestimation bias is clearly identified in the first year of operation. On average, the volume of traffic recorded in tolls reached only 71% of what was predicted in the winning proposals for the concessions. Traffic data, however, indicates a tendency of reduction in the deviations in subsequent years of operation, even though a large variability remains. The fulfillment of the investment schedule that was initially planned has not resisted unscathed by deviations in the demand. In the largest concession programs, made by the federal government and São Paulo state, the comparison between the performance of the traffic and the financial performance of the investments indicates a correlation between lower than expected demand and the delays in meeting the construction schedule. In turn, such a relationship has produced an impact that ripples through an elongated period that exceeds a decade.pt_BR
dc.description.resumoA avaliação da viabilidade de um investimento na área de transportes é diretamente relacionada à sua previsão de demanda. Diversos estudos internacionais identificaram presença de viés na projeção de demanda de projetos rodoviários e ferroviários, explicados por razões políticas, disputa de verbas, erros de modelagem, interesses alheios ao projeto ou, simplesmente, pelo otimismo dos projetistas. Esses erros sistemáticos distorcem a avaliação de viabilidade dos empreendimentos e a decisão de alocação de recursos escassos da sociedade, reduzindo o seu bem-estar. Adicionalmente, a frustração da receita esperada compromete a própria operação do negócio, podendo ocasionar a incapacidade de cumprimento de obrigações contratuais. A falta de uma cultura de acompanhamento do resultado da demanda de projetos de transporte após a sua implantação prejudica a verificação e estimação do tamanho do viés, e estimula a sua persistência ao longo do tempo. Este estudo estabeleceu uma metodologia de acompanhamento da demanda e do cumprimento do cronograma de investimentos de concessões rodoviárias brasileiras. Um banco de dados foi construído com a coleta e organização do volume observado e planejado de demanda em 41 concessões rodoviárias brasileiras. O resultado do primeiro ano de operação dessas concessões indica uma clara tendência à superestimação da demanda prevista para os empreendimentos. Em média, o volume de tráfego registrado nos pedágios atingiu apenas 71% do previsto nas propostas vencedoras dos editais de concessão. Os dados de tráfego, no entanto, indicam tendência de redução dos desvios em anos subsequentes da operação, ainda que persista uma grande variabilidade. O cumprimento do cronograma de investimentos inicialmente previsto nos editais não resistiu incólume aos desvios da demanda. Nos dois maiores programas de concessões, o federal e o paulista, a comparação entre desempenho do tráfego e desempenho financeiro dos investimentos indica relação entre demanda abaixo do previsto e atrasos no cumprimento do cronograma de obras, com impactos que se propagam por um período alongado que supera uma década.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectEstudos de tráfegopt_BR
dc.subjectAcompanhamento de resultadospt_BR
dc.subjectEstudos de demandapt_BR
dc.subjectConcessões rodoviáriaspt_BR
dc.subject.otherEngenharia de transportespt_BR
dc.subject.otherTrânsito Fluxopt_BR
dc.subject.otherEngenharia de tráfegopt_BR
dc.titleAnálise do fluxo de veículos e do cronograma de investimentos em concessões rodoviáriaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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