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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TCEMS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Junia Sales Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Knauss de Mendonça | pt_BR |
dc.creator | Jezulino Lucio Mendes Braga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T06:37:04Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T06:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TCEMS | - |
dc.description.abstract | The main theme of this thesis is the sensory experiences of History teachers at the Museu de Artes e Ofícios (MAO) in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. We analyzed experiences of pedagogical use of the museum and the relationships that teachers establish with the exhibition. We aimed to comprehend which conceptions of history, memory and narrative are present in the activities designed to teach through the exhibition. This analysis is shown through data collected from structured interviews with questionnaires and narrative interviews done in contact with the exhibition at MAO. | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa tese têm como tema principal as experiências sensíveis dos professores de história no Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte, MG. Analisamos experiências de uso pedagógico do museu e as relações subjetivas que os docentes estabelecem com a exposição. Debatemos os projetos que desenvolvem em parceria com os setor educativo do MAO e as narrativas construídas em diálogo com os currículo da disciplina história e na relação que estabelecem com estudantes e educadores de museus. Buscamos compreender quais concepções de história, memória e narrativa estão presentes nas atividades desenvolvidas e quais as interferências da relação subjetiva com a exposição na história ensinada em museus. Essa análise se dá com dados coletados em entrevistas estruturadas com aplicação de questionários e entrevistas narrativas feitas em contato com a exposição do MAO. A entrevista narrativa caminhando pela exposição do MAO foi uma opção metodológica que permitiu ao docente uma situação de experiência formativa em diálogo com o pesquisador. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Condição docente | pt_BR |
dc.subject.other | Museus Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de historia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Historia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Professores de História em cenários de experiência | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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