Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TCEMS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junia Sales Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Knauss de Mendonçapt_BR
dc.creatorJezulino Lucio Mendes Bragapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:37:04Z-
dc.date.available2019-08-10T06:37:04Z-
dc.date.issued2014-12-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TCEMS-
dc.description.abstractThe main theme of this thesis is the sensory experiences of History teachers at the Museu de Artes e Ofícios (MAO) in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. We analyzed experiences of pedagogical use of the museum and the relationships that teachers establish with the exhibition. We aimed to comprehend which conceptions of history, memory and narrative are present in the activities designed to teach through the exhibition. This analysis is shown through data collected from structured interviews with questionnaires and narrative interviews done in contact with the exhibition at MAO.pt_BR
dc.description.resumoEssa tese têm como tema principal as experiências sensíveis dos professores de história no Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte, MG. Analisamos experiências de uso pedagógico do museu e as relações subjetivas que os docentes estabelecem com a exposição. Debatemos os projetos que desenvolvem em parceria com os setor educativo do MAO e as narrativas construídas em diálogo com os currículo da disciplina história e na relação que estabelecem com estudantes e educadores de museus. Buscamos compreender quais concepções de história, memória e narrativa estão presentes nas atividades desenvolvidas e quais as interferências da relação subjetiva com a exposição na história ensinada em museus. Essa análise se dá com dados coletados em entrevistas estruturadas com aplicação de questionários e entrevistas narrativas feitas em contato com a exposição do MAO. A entrevista narrativa caminhando pela exposição do MAO foi uma opção metodológica que permitiu ao docente uma situação de experiência formativa em diálogo com o pesquisador.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCondição docentept_BR
dc.subject.otherMuseus Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherProfessores de historiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherHistoria Estudo e ensinopt_BR
dc.titleProfessores de História em cenários de experiênciapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_jezulino_lucio_mendes_braga.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.