Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TNHCF
Type: Tese de Doutorado
Title: Condições de trabalho e comprometimento com a organização e com a carreira de docentes em um centro universitário privado
Authors: Anizaura Lidia Rodrigues de Souza
First Advisor: Livia de Oliveira Borges
First Referee: Antonio Virgilio Bittencourt Bastos
Second Referee: Maria Cristina Ferreira
Third Referee: Zelia Miranda Kilimnik
metadata.dc.contributor.referee4: Iris Barbosa Goulart
Abstract: Adotando uma perspectiva psicossociológica, o objetivo do estudo foi explorar as relações entre as condições de trabalho, o comprometimento organizacional (CO) e o comprometimento com a carreira (CC) de docentes, em um centro universitário (CEU) da rede privada, no interior do estado de Minas Gerais. As condições de trabalho foram avaliadas de modo abrangente, considerando o conteúdo e o entorno do trabalho, a partir de quatro categorias: (1) contratuais e jurídicas; (2) físicas e materiais; (3) processos e características da atividade; e (4) ambiente sociogerencial. O comprometimento organizacional foi analisado a partir do modelo tridimensional (afetivo, calculativo e normativo) e o comprometimento com a carreira, do modelo tetradimensional (afetivo, normativo, investimentos acumulados e alternativas de mudanças). Desenvolvi duas linhas de ações de pesquisa. Na primeira, revisei a literatura de comprometimento organizacional e de carreira e desenvolvi uma reflexão crítica sobre elas com fundamento na perspectiva psicossociológica. Recortando tal reflexão, minutei um artigo científico. Constatei que apesar de avanços em alguns aspectos psicossociológicos nessas investigações, essa perspectiva se revelou em construção entre os artigos revisados. Predominou nesses artigos um foco no nível individual, caracterizado pelas análises das atitudes dos indivíduos perante as organizações e o trabalho. A inserção de elementos de ordem societal e organizacional precisa ganhar mais espaço nas pesquisas sobre os fenômenos psicossociais. A segunda linha consistiu em pesquisa empírica, no qual apliquei a triangulação metodológica, combinando estratégias de coleta de dados (questionários, entrevistas e registros em diário de campo) e de análises de dados (estatísticas diversas e análise de conteúdo). Obtive 145 questionários válidos e realizei 15 entrevistas. Explorei as percepções dos docentes das suas condições de trabalho no segundo artigo e, de modo geral, foram positivas na categoria das condições físicas e materiais, principalmente relativa aos espaços de trabalho, e, entre os fatores do ambiente sociogerencial: infraestrutura e pressão, ambiente conflitivo, violência e discriminação social. Foram negativas as avaliações na categoria contratual e jurídica e as pontuações no fator dos processos e características da atividade espaço de autonomia e nos fatores do ambiente sociogerencial participação, organização da atividade e oferta de informação de saúde. As entrevistas ressaltaram que os docentes se percebem cada vez mais exigidos em suas funções. Explorei as relações entre os fenômenos focalizados no terceiro artigo. Os fatores afetivos de CC e de CO caracterizaram melhor os vínculos dos docentes com a sua carreira e com a sua organização. Das condições físicas e materiais, o fator aspectos psicobiológicos foi o que mais afetou o CO e o CC. Os fatores dos processos e características da atividade se mostraram bons preditores para os fatores afetivo de CO, afetivo e de investimentos acumulados de CC. O fator infraestrutura e pressão, das condições do ambiente sociogerencial, ofereceu predição direta para os fatores afetivo de CO, afetivo e de investimentos acumulados de CC. O CC afetivo moderou as relações entre as condições de trabalho e o CO afetivo. Todos os resultados foram discutidos à luz dos modelos teóricos e empíricos que os fundamentaram, ancorados no pressuposto de que a relação do indivíduo com seu trabalho, sua organização e seu contexto é dialética. Assim, percepções positivas das condições de trabalho impactam no modo como os docentes estruturam seu CO e seu CC.
Abstract: Adopting a psycho-sociological perspective, the study aimed to explore the relationship among the working conditions, the organizational commitment (OC), and the commitment towards the teachers' careers (CC) to professors in an university center (UCE) of the private network from Minas Gerais. The working conditions were comprehensively evaluated, considering the content and surroundings of the work, since four categories: (1) contractual and legal; (2) physical and material; (3) processes and characteristics of the activity; and (4) socio-managerial environment. The organizational commitment was analyzed based on the three-dimensional model (affective, calculative and normative) and the commitment towards the career took into consideration the tetra-dimensional model (affective, normative, accumulated costs and alternatives for change). I developed two lines of research activities. In the first one, I reviewed the literature on the organizational and career commitment and I developed a critical consideration about it on the basis of a psychosociological perspective. Since a part of such reflection, I drafted a scientific article. Despite advances in some psycho-sociological aspects in these researches, this perspective proved to be ongoing among the reviewed articles. In these articles, a focus on the individual level predominates, which is characterized by the analysis of the attitudes of individuals towards their organizations and their work. The insertion of societal and organizational elements needs to gain more space in the researches on the psychosocial phenomena. The second line comprised an empirical research, in which I applied the methodological triangulation, combining data collection strategies (questionnaires, interviews and registers of field diary) and data analysis (statistical techniques and analysis of content). I obtained 145 valid questionnaires and I conducted 15 interviews. I explored the teachers perception to their working conditions in the second article, and, in general, they were positive within the physical and material category, mainly regarding the working spaces, and among the some socio-managerial environment factors: infrastructure and pressure, conflicting environment, violence and social discrimination. Were negative the evaluations of the contractual and legal category and the scores in the factor of processes and characteristics of the activity space for autonomy , and in the factors of the socio-managerial environment participation, organization of the activity and provision of health information. The interviews highlighted that the professors perceived them front of the increasing demands of roles. I explored the relationship among the researched phenomena in the third article. The affective factors of CC and of OC characterize better the linking from the teachers to their careers and to their organization. On the physical and material conditions, the psychobiological aspect factor offers more prediction to OC and CC. The factors of the processes and characteristics of the activity proved to be good predictors for the affective factors of OC and the amassed investments of CC. The infrastructure and pressure factor among the socio-managerial environment conditions provided direct prediction for the affective factors of OC and the accumulated costs of CC. The affective CC moderates the relationship between the working conditions and the affective OC. All results were discussed in the light of the theoretical and empirical models in which they were based upon, anchored on the assumption that the individual's interrelation towards his/her work, organization and its context is dialectical. Thus, positive perceptions of the working conditions impact the way the professors structure their OC and CC.
Subject: Trabalho
Comportamento organizacional
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TNHCF
Issue Date: 25-Sep-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___anizaura_lidia_r_souza.pdf7.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.