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dc.contributor.advisor1Andre Luis Pereira Miatellopt_BR
dc.contributor.referee1Carolina Coelho Fortespt_BR
dc.contributor.referee2Igor Salomão Teixeirapt_BR
dc.creatorFelipe Augusto Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:52:35Z-
dc.date.available2019-08-11T11:52:35Z-
dc.date.issued2015-01-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TVHQN-
dc.description.abstractThis text deals with the relations between the worship of saints and the urban communities during the Italian thirteenth century. It focuses especially on the Dialogus sanctorum fratrum minorum, an hagiographic compilation produced in 1245 by an anonymous author, and in the case of Ambrose of Mass (1240), a friar dead in fame of holiness and reported by various other compilations. To investigate the problem of the great number of friars catalogued by these compilations, although not canonized, this work contextually chains these various compilations and approaches the Dialogus with other contemporary sources, analysing them within the theoretical field of Civic Religion concept. It starts from the hypotheses that these communities demanded new saints to benefit themselves from their sacredness and and its results of peace making and political congregation, while the Order of Friars Minor tried to respond to this demand producing new saints that, although rejected by the papacy, were embraced by municipalities and publicized as legitimate and effective saints. The convergence between that demand and this offer had benefited the Order itself as it claimed its powers of intervention and social regulation. In addition, these city governments would gain with the combat that these saints could do against heretics. The aim of this work is to describe and demarcate the places and roles of city governments, the friars and the papacy in the production, circulation and consumption of these sanctities. Its result shows that the holiness in question was important to its producers, sponsors and consumers because it standardized the social urban life proposing a holiness that expressed an exemplary life and offered a miraculous power affordable only by emulating this model of life. This standardization had, as effect, the regulation of moral behaviours and the consequent social conformation of townspeople resulting in in peace and social union, values much desired by communities as conflictual and unstable as those that this work deals with.pt_BR
dc.description.resumoEste texto trata das relações entre o culto santoral e as comunidades urbanas durante o século XIII italiano. Ele se centra especialmente no Dialogus sanctorum fratrum minorum, compilação hagiográfica produzia em 1245, por autor anônimo, e no caso de Ambrósio de Massa (1240), frade minorita morto em fama de santidade e relatado por diversas compilações do gênero. Para investigar o problema do grande número de frades catalogados por essas compilações, embora não canonizados, o trabalho encadeia contextualmente essas várias compilações e cerca o Dialogus com outras narrativas da época, analisando-as como um caso de religião cívica. Parte-se das hipóteses de que as comunidades citadinas demandavam novos santos para beneficiarem-se de sua sacralidade e dos seus decorrentes efeitos de pacificação e congregação política, enquanto a Ordem Minorita respondia a essa demanda produzindo novos santos que, conquanto recusados pelo papado, são abraçados pelas municipalidades e propalados como santos legítimos e eficazes; da convergência entre essa demanda e essa oferta, então, a própria Ordem se beneficiaria, afirmando seu poder e seu lugar de interventora e reguladora social. Ademais, os governos citadinos também ganhariam com o combate que esses santos travariam contra os hereges. Os objetivos desse percurso de pesquisa pretendem explicitar e demarcar quais os lugares e papéis dos governos citadinos, dos frades e do papado na produção, na circulação e no consumo dessas santidades. O resultado do trabalho procura evidenciar que a santidade em questão era importante para seus produtores, patrocinadores e consumidores porque normatizava a vida social urbana ao propor uma santidade que expressava uma vida exemplar e oferecia um poder taumatúrgico ao qual só se podia acessar mediante a emulação da vida proposta. A normatização efetuada tinha como principal implicância a regulação moral dos comportamentos e a consequente conformação social dos citadinos, o que resultava na paz e na união, valores muito desejados por comunidades tão conflituosas e instáveis como aquelas sobre as quais versamos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória Medievalpt_BR
dc.subjectCidade medievalpt_BR
dc.subjectReligião cívicapt_BR
dc.subjectHagiografiapt_BR
dc.subjectSantidadept_BR
dc.subjectCultura urbana medievalpt_BR
dc.subjectOrdem dos Frades Menorespt_BR
dc.subject.otherHagiografiapt_BR
dc.subject.otherHistóriapt_BR
dc.subject.otherSantidadept_BR
dc.subject.otherIdade Média Históriapt_BR
dc.titleO exemplo, o milagre, a vida: a hagiografia e o culto de um santo minorita como reguladores sociais em uma comuna medieval italiana (Orvieto, séculos XII-XIV)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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